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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-08112013-104910
Documento
Autor
Nome completo
Karina Gomes Bertolino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Grolla, Elaine Bicudo (Presidente)
Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos
Negrão, Esmeralda Vailati
Título em português
Restrições sobre a interpretação da proforma ele com antecedente local do Português Brasileiro: um estudo experiemental
Palavras-chave em português
Aquisição da linguagem
Aquisição de pronomes
Ele
Princípio B
Pronomes
Teoria da ligação
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é discutir casos em que a forma ele do português brasileiro (PB) pode aparecer localmente ligada. Dois experimentos foram conduzidos: no Experimento I, falantes nativos adultos de PB e crianças adquirindo essa língua recusaram a leitura localmente ligada do ele quando este era objeto direto de um verbo. No Experimento II, por outro lado, adultos e crianças aceitaram a ligação local do ele quando a forma era complemento de uma preposição. Observou-se também uma associação entre a aceitabilidade da ligação local do ele dentro de PPs e a natureza semântica do predicado: diante predicados de reflexividade improvável, adultos e crianças permitiram a ligação local do ele significativamente mais em predicados de reflexividade provável do que improvável. Baseando-me em Hornstein (2001), assumo que o pronome ele ligado é um elemento que é inserido como último recurso nos contextos preposicionais, dada a impossibilidade de movimento para fora de PPs no PB.
Título em inglês
Restrictions on the interpretation of the form "ele" with antecedent of the Brazilian Portuguese: an experimental study
Palavras-chave em inglês
Acquisition of pronouns
Binding theory
Ele
Language acquisition
Principle B
Pronouns
Resumo em inglês
This dissertation aims to discuss cases in which the form ele in Brazilian Portuguese (BP) can be locally bound. Two experiments were conducted: in the first one, adult speakers of BP and children acquiring this language refused the locally bound reading of ele when it was the direct object of a verb. On the other hand, in the second experiment, adults and children allowed the locally bound reading of ele when it was inside a PP. We noted an association between the acceptability of the bound reading of ele and the semantic nature of the predicate: the children and adults tested allowed local binding of ele significantly more often with probable reflexive verbs, than with improbable ones. Following Hornstein (2001), I assume that the bound pronoun ele is an elsewhere element that is inserted in prepositional contexts, due to the absence of preposition stranding in BP.
 
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Data de Publicação
2013-11-08
 
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