• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-12012009-155735
Documento
Autor
Nome completo
Peter Dietrich
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Presidente)
Beividas, Waldir
Machado Neto, Carlos Gonçalves
Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
Wisnik, Jose Miguel Soares
Título em português
Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque
Palavras-chave em português
Canção
Harmonia
Música
Semiótica
Timbre
Resumo em português
Ao longo das últimas três décadas observamos o progressivo interesse que a semiótica da canção popular desenvolvida por Luiz Tatit a partir da semiótica greimasiana vem despertando no meio acadêmico. Situada na fronteira dos domínios da lingüística e da música, e justamente por isso, a canção se apresenta como um objeto de difícil análise. Teorias específicas para o componente verbal e musical raramente se compatibilizam a ponto de permitirem uma análise homogênea. O êxito obtido até agora pela semiótica greimasiana pode em parte ser explicado por sua forte vocação para a multidisciplinaridade, a despeito de sua origem e tradição lingüística. Em suas formulações iniciais foram considerados apenas alguns parâmetros musicais que estruturam a melodia da canção. Dessa maneira, poderíamos afirmar que em um primeiro momento a canção foi considerada uma palavra cantada, opondo-se a palavra falada da nossa fala cotidiana. Percebemos que parte dos esforços dos pesquisadores que se dedicam ao desenvolvimento dessa teoria consiste em tentar incorporar cada vez mais elementos musicais. A partir de uma revisão crítica da literatura atual, esse trabalho discute e propõe procedimentos de semiotização do material musical, especialmente no que se refere ao timbre e às questões de harmonia. Para garantir a coerência necessária com os fundamentos da teoria, propusemos a distinção entre o discurso da produção musical e o discurso musical propriamente dito, discutimos a relação entre plano da expressão e plano do conteúdo no discurso musical, assim como sua organização hierárquica. Dentro dessa diversidade de assuntos e abordagens, elegemos como fio condutor do trabalho a obra cancional de Chico Buarque, que representa a um só tempo a fonte de indagações e a sustentação dos resultados obtidos.
Título em inglês
Semiotics of musical discourse: a discussion on the songs of Chico Buarque
Palavras-chave em inglês
Chico Buarque
Discourse
Music
Semiotics
Resumo em inglês
Throughout the last three decades it has been observed the increasing interest of the academic environment on the semiotic theory of popular song developed by Luiz Tatit, based on greimasian semiotics. Situated midway between linguistics and music, and exactly because of that, songs are difficult to analyse. Specific theories for the verbal and the musical components are rarely compatible enough to allow an homogeneous analysis. The success achieved so far by greimasian semiotics can in part be explained by its strong multidisciplinary vocation , in spite of its linguistic origin. In its initial formulation, only musical parameters that structuralyze the songs melody had been considered. Therefore, it could be said that, at first, the song was considered a "sung word", as opposed to the "spoken word" of our daily speech. Part of the efforts of the researchers dedicated to the development of this theory consists in trying to incorporate increasingly more musical elements. Based on a critical review of the current literature, the present work discusses and proposes semiotization procedures of the musical material, especially timbre and harmony aspects. To guarantee the necessary coherence with the theorys foundations, we propose the distinction between the speech of musical production and the musical speech per se; we discuss the relationship between expression and content in the musical speech, as well as its hierarchic organization. Within this diversity of subjects and approaches, we chose the songs composed by Chico Buarque as a guideline, as a source of the investigation as well as a support of the results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.