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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-16062015-131826
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Costa Segreto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Président)
Silveira Junior, Walter Garcia da
Wisnik, Jose Miguel Soares
Titre en portugais
A linguagem cancional do rap
Mots-clés en portugais
Canção popular
Rap
Semiótica da canção
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo analisar o rap a partir da perspectiva teórica da semiótica da canção, abordagem desenvolvida por Luiz Tatit em seus estudos desde a década de 1980. Amparado por princípios da semiótica francesa de Greimas e Zilberberg, o autor propõe ferramentas específicas de análise e define o verdadeiro trabalho artístico do compositor popular: a formação de unidades entoativas plausíveis a partir da combinação entre uma melodia e uma letra. No processo de estabilização sonora que o canto produz em contraposição à instabilidade da fala, três procedimentos de compatibilização entre o texto linguístico e a linha melódica estão presentes: a figurativização, a tematização e a passionalização. Estudaremos a linguagem do rap a partir desses três procedimentos, observando de que modo as questões históricas e o seu papel social atual se relacionam com a sua forma estética particular.
Titre en anglais
The song language of rap
Mots-clés en anglais
Rap
Semiotics of song
Song
Resumé en anglais
This research aims to analyse the genre of rap within the theoretical framework of semiotics of songs developed by Luiz Tatit since the 1980s. Based on principles of Greimass and Zilberbergs French semiotics, Tatit proposes specific theoretical tools to analyse songs and defines the artistic work scope of popular composer: to produce a credible relation between melody and lyric. According to him, through the process of sound stabilization that is produced by chant in opposition to the instability of speech, there are three possible compatibility procedures: figurativização, tematização, and passionalização. The genre of rap has been studied considering this analytics method and its social role and historical questions in relation to its particular aesthetical structure.
 
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Date de Publication
2015-06-16
 
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