• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-22092011-162536
Documento
Autor
Nombre completo
Guilherme Demarchi Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Barros, Diana Luz Pessoa de
Dietrich, Peter
Título en portugués
Elementos para uma análise semiótica da ideologia
Palabras clave en portugués
Discurso
Ideologia
Manipulação
Rock brasileiro
Semiótica
Resumen en portugués
Este nosso trabalho pretende estudar a questão da ideologia presente em letras de rock brasileiro das décadas de 1980 e 1990, em que o país passava por transformações sociais que viriam a ter impacto no modo de pensar da população e em seu discurso. As análises foram feitas em dois blocos: o primeiro, que compreende A canção do senhor da guerra, Múmias, e Era um garoto, que como eu, retrata o tema da guerra; o segundo contém a análise de Imorais, A indecência e Não há perdão para o chato, compreendendo o tema da moralidade. Há, portanto, dois focos distintos, sendo o primeiro de cunho mais social e o segundo, de caráter mais intimista. Os dois abordam de diferentes formas o pensamento de uma época marcada pelo medo da guerra e pelas transformações advindas de uma nova moral que surge. Utilizamos, para as análises, a teoria semiótica greimasiana, e alguns de seus desdobramentos, como o fazer missivo e os estudos em extensividade e intensividade propostos por Claude Zilberberg em Síntese da gramática tensiva. A parte que enfatizamos na análise, entretanto, é o nível discursivo do texto, lugar das determinações ideológicas propriamente dito, como aponta José Luiz Fiorin, em Linguagem e ideologia.
Título en inglés
Elements for a semiotic analysis of ideology
Palabras clave en inglés
Brazilian rock
Discourse
Ideology
Manipulation
Semiotics
Resumen en inglés
This work we present intends to study the question of ideology present in Brazilian Rock and Roll lyrics from the 1980s and 90s, a period when the country was passing by social changes that would impact both the way of thinking and the discourse of the population. The analyses were performed in two blocks: the first has the war as theme, and includes A canção do senhor da guerra, Múmias, and Era um garoto, que como eu; the second contains analyses of Imorais, A indecência, and Não há perdão para o chato, approaching the theme of morality. Thus, there are two distinct focuses, being the first of a more social nature, while the second presents a more intimate character. In different ways, both blocks approach the thought of an age marked by the fear of war and by the transformations originated from arising moral patterns. For the analyses, we have used the Greimasian semiotic theory and some of its ramifications, as the faire missif and the studies on extensiveness and intensiveness proposed by Claude Zilberberg in Síntese da gramática tensiva. Nevertheless, the part emphasized in the analysis is the discursive level of the text, spot of ideological determinations themselves, as pointed out by José Luiz Fiorin in Linguagem e ideologia.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-09-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.