• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2024.tde-24072024-110207
Document
Auteur
Nom complet
Shenna Luissa Motta Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Barros, Diana Luz Pessoa de (Président)
Lima, Eliane Soares de
Bueno, Alexandre Marcelo
Lopes, Ivã Carlos
Titre en portugais
Perdição e salvação em Reyno de Babilônia: uma análise semiótica da figurativização e da persuasão
Mots-clés en portugais
Argumentação
Figuras de retórica
Figurativização
Persuasão
Sensorialidade
Resumé en portugais
As práticas letradas desenvolvidas no século XVIII guardam aspectos específicos de um período em que a religião afetava diretamente a sociedade. No âmbito dessas práticas, a produção poética de cunho religioso, realizada por mulheres em situação de clausura, é notável tanto por suas qualidades, quanto por seu ostracismo. Com o objetivo de lançar luz a essas produções, a presente tese expõe uma análise da obra Reyno de Babilônia ganhado pelas armas do Empyreo (1749), de autoria da freira portuguesa Maria Magdalena da Glória, que assina seus títulos com o pseudônimo Leonarda Gil da Gama. Como fundamentação teórica e método de análise, utilizamos a Semiótica francesa, que nos dá, por meio do percurso gerativo, o ferramental necessário para compreender os níveis de construção do sentido do texto, que vai do fundamental, passando pelo narrativo, culminando com o discursivo. Fundamentamo-nos teórica e metodologicamente, sobretudo, em Greimas (1975, 1976, 2014, 2017, 2018), Barros (1988, 2004, 2011, 2019), Bertrand (2003, 2004) e Fiorin (1988, 2016, 2018, 2019, 2020). Escrita em prosa, a novela alegórica de cunho moral apresenta uma narrativa pluri-isotópica, cujo primeiro tema é o casamento. Subjacente a este, temos o tema da conversão doutrinária. As análises apontam que a obra Reyno de Babilônia foi desenvolvida segundo a composição formal do gênero novela alegórica como forma de cumprir as exigências de doutrinação impostas pelo movimento da contrarreforma, que via nas práticas letradas ficcionais uma forma de atingir públicos de esferas sociais e graus de instrução variados, como os cristãos recém-convertidos ou mesmo jovens religiosas em situação de clausura. Constata-se, também, a existência de uma oposição de base que rege a narrativa: conceitos como perdição vs salvação, e seus desdobramentos, vício vs virtude, são responsáveis pela formação ideológica cristã discursivisada no texto, e pela forma como ela é figurativizada. Observando o nível discursivo do percurso gerativo de sentido, verificamos que a figurativização se destaca dentre os procedimentos utilizados para cumprir a finalidade catequética, tendo em vista o caráter persuasivo assumido pela profusão das figuras de retórica dispostas em todo o texto. A sensorialidade, produto dessa organização discursiva, apresenta-se em suas mais diversas ordens: olfativa, táctil, sonora, visual e do paladar. A análise concentrou-se em confirmar como esse procedimento discursivo é fundamental para veicular a ideologia católica, na medida em que se vale da concretização de valores para tornar crível, palpável, sensível, os conceitos de perdição e de salvação, operando assim a conversão do sujeito, no âmbito do enunciado, e a do enunciatário, no âmbito da enunciação
Titre en anglais
Perdition and salvation in Reyno de Babilônia: a semiotic analysis of figurativization and persuasion
Mots-clés en anglais
Argumentation
Figurativization
Figures of rhetoric
Persuasion
Sensoriality
Resumé en anglais
The literate practices developed in the 18th century retain specific aspects from a period in which religion directly affected society. Within the scope of these practices, the poetic production of a religious nature, carried out by women in a cloistered situation, is notable both for its qualities and for its ostracism. With the intention of shedding light on these productions, this thesis presents an analysis of the work Reyno de Babilônia conquered by the weapons of the Empyreo (1749), written by the Portuguese nun Maria Magdalena da Glória, who signs her titles with the pseudonym Leonarda Gil da Gama. As a theoretical foundation and method of analysis, we use French Semiotics, which gives us, through the generative route, the necessary tools to understand the levels of construction of the meaning of the text, which ranges from the fundamental, through the narrative, culminating with the discursive. We are theoretically and methodologically based, above all, on Greimas (1975, 1976, 2014, 2017, 2018), Barros (1988, 2004, 2011, 2019), Bertrand (2003, 2004) and Fiorin (1988, 2016, 2018, 2019, 2020). Written in prose, the allegorical novel of a moral nature presents a multi-isotopic narrative, whose first theme is marriage. Underlying this, we have the theme of doctrinal conversion. The analyzes indicate that the novel Reyno de Babilônia was developed according to the formal composition of the allegorical novel genre as a way of fulfilling the indoctrination requirements imposed by the counter-reformation movement, which saw fictional literate practices as a way of reaching audiences from different social spheres and levels of education, such as recently converted Christians or even young nuns in cloistered situations. It is also clear that there is a basic opposition that rules the narrative: concepts such as perdition vs salvation, and their consequences, vice vs virtue, are responsible for the Christian ideological formation discursive in the text, and for the way in which it is figurative. Observing the discursive level of the generative course of meaning, we found that figurativization stands out among the procedures used to fulfill the catechetical purpose, due to the persuasive character assumed by the profusion of rhetorical figures arranged throughout the text. The sensoriality, a product of this discursive organization, presents itself in its most diverse orders: olfactory, tactile, sound, visual and taste. The analysis focused on confirming how this discursive procedure is fundamental to convey Catholic ideology, insofar as it uses the concretization of values to make the concepts of perdition and salvation credible, palpable, and sensitive, thus operating the conversion of the subject, within the scope of the statement, and that of the enunciatee, within the scope of the enunciation
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.