• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2011.tde-01112011-090438
Documento
Autor
Nome completo
Roseli Hilsdorf Dias Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Goldstein, Norma Seltzer (Presidente)
Alves, Ieda Maria
Louzada, Maria Silvia Olivi
Nascimento, Jarbas Vargas
Nóbrega, Maria Helena da
Título em português
No meio do caminho tinha uma pedra - ensino de gramática: reflexões a partir de paralelo entre as diretrizes oficiais e a prática da sala de aula na rede pública de ensino do Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Ensino de gramática
Ensino de língua materna
PCN
Propostas curriculares do Estado de São Paulo
Resumo em português
Este trabalho parte da concepção de linguagem como forma de interação e entende o ensino de gramática como o estudo que leva o aluno à percepção dos efeitos de sentido resultantes das construções linguísticas escolhidas numa situação enunciativa, com base no conceito de enunciação de Bakhtin. Além de refletir sobre a língua portuguesa e seu ensino, este trabalho objetiva verificar as diretrizes dos vários documentos oficiais, desde 1986 até o presente momento (tanto do Estado de São Paulo, quanto do governo federal) e estabelecer paralelos entre eles, considerando os princípios que compõem a base teórica subjacente a cada um deles e os diferentes contextos históricos e sociais em que foram publicados. Quanto à metodologia utilizada, foram feitas pesquisas bibliográficas, bem como pesquisas primárias, em forma de entrevistas, sobre da nova Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008) e do Caderno do Professor (SÃO PAULO, 2009), com dez professores de língua portuguesa do ensino médio, que atuam em escolas de uma cidade do Vale do Paraíba paulista, na rede oficial de ensino do Estado de São Paulo. Verificaram-se, por meio da análise das respostas, os seguintes aspectos: i) uso do material; ii) sua utilidade; iii) modo de trabalhar gramática com apoio nesse material; iv) posição do professor em relação às diretrizes oficiais e, ainda, v) pistas sobre a formação do profissional. Como resultado, destaca-se a falta de continuidade entre as propostas voltadas à educação, como é o caso da nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), que contradiz os PCN (1998). Concluise que há a necessidade do estabelecimento de uma política pública de longo prazo que assegure a continuidade de diretrizes para o ensino de língua portuguesa.
Título em francês
No meio do caminho tinha uma pedra lenseignement de grammaire: comparaison entre lorientation des documents oficiels et la pratique pedagogique des professeurs des écoles publiques de lEstado de São Paulo
Palavras-chave em francês
Lenseignement de grammaire
Lenseignement de langue maternelle
PCN
Propostas curriculares de l Estado de São Paulo
Resumo em francês
Ce travail a comme point de départ la conception du langage comme interation et lenseignement de grammaire comme le moyen damener les étudiants à comprendre le sens qui resulte de lemploie des élements linguistiques dans une situation denonciation, selon Bakhtin. Il propose de réfléchir sur lenseignement de la langue portugaise et aussi danalyser les orientations des documents oficiels, depuis 1986 jusquà présent, publiés par lEstado de São Paulo et aussi par le gouvernement du pays, par le moyen dune étude comparative, em vérifiant leur support théorique et le contexte sócio-historique dans lequel chacun deux a été publié. La métodologie a compris des recherches bibliographiques et aussi des entretiens avec des professeurs sur la nouvelle Proposta curricular ( São Paulo, 2008) et sur le Caderno do Professor ( São Paulo, 2009). Les professeurs de portugais dune ville du Vale do Paraíba, dans l Estado de São Paulo ont été solicites à indiquer: i) lusage de matériel didactique; ii) leur utilité; iii) comment ils travaillent la grammaire, selon ces matériaux-là; iv) leur position à légard des orientations officielles; v) leur formation professionelle. La reherche a vérifié le manque de continuité entre les documents oficiels et les politiques pour leducation. La conclusion propose detablir une politique educationelle qui envisage um long délai et puísse assurer la continuité des directives pour lenseignement de langue portugaise.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-11-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.