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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-14092015-143400
Documento
Autor
Nome completo
Marcia Selivon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mosca, Lineide do Lago Salvador (Presidente)
Campos, Leonildo Silveira
Grigoletto, Marisa
Mariano, Ricardo
Silveira, Marcelo
Título em português
Representação, palavra e persuasão: o discurso religioso da Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Palavras-chave em português
Ethos
Gêneros
Neopentecostal
Profetizar
Retórica/argumentação
Resumo em português
Surgem, no contexto da sociedade brasileira atual, várias denominações religiosas que disputam a adesão do indivíduo, adequando sua mensagem aos diversos grupos sociais. Considera-se que o escopo da argumentação é reforçar crenças e valores presentes em um indivíduo ou em um grupo específico para agir sobre o outro, provocando uma mudança de atitude. Nesta pesquisa, o corpus de análise será composto por textos de vários gêneros extraídos de sites institucionais da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, no período de 2011 a 2014, a fim de mostrar como, por meio da palavra profética, tanto o líder religioso quanto seus seguidores adquirem autoridade para plasmar realidades. Assim como esse discurso religioso adapta-se a diferentes gêneros, verifica-se que o ethos institucional da Igreja adapta-se a diferentes contextos. Além desse corpus específico, serão selecionados alguns textos relacionados a outras instituições religiosas neopentecostais, inserindo o estudo em um cenário mais amplo. Para tanto, a pesquisa será fundamentada nas teorias da Retórica e da Nova Retórica, com contribuições das teorias discursivas e pragmáticas. Com este trabalho, espera-se compreender melhor o processo argumentativo do discurso religioso neopentecostal e apontar caminhos para o avanço do caráter interdisciplinar dos estudos discursivos e retóricos.
Título em inglês
Representation, word and persuasion: the religious discourse of Reborn in Christ Apostolic Church
Palavras-chave em inglês
Ethos
Genres
Neo-Pentecostal
Prophesy
Rhetoric/argumentation
Resumo em inglês
In the context of the current Brazilian society, many religious denominations that compete for individuals' adherence arise, adjusting their message to diverse social groups. It is considered that the scope of argumentation is to reinforce beliefs and values existing in an individual or in a specific group to act upon the other, causing a change in attitude. In this research, the corpus for analysis will be composed of texts from varied genres taken from institutional websites by "Reborn in Christ" Apostolic Church, from 2011 to 2014, in order to show how, through the Prophetic Word, the religious leader and his followers acquire authority to shape realities. As this religious discourse adjusts to different genres, it is verified that the institutional ethos of the Church adjusts to different contexts. Alongside this specific corpus, a few texts related to other Neo-Pentecostal religious institutions will be selected, inserting this study in a broader scenario. In order to do so, this research will be founded on Rhetoric and New Rhetoric theories, with contributions from discursive and pragmatic theories. With this work, a better understanding of the neo-Pentecostal religious discourse argumentative process and the possibility of suggesting ways for the advance of the interdisciplinary character of the discursive and rhetoric studies are expected.
 
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Data de Publicação
2015-09-14
 
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