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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-15032016-150753
Document
Author
Full name
Maria da Graça de Souza
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (President)
Condé, Valéria Gil
Gebara, Ana Elvira Luciano
Gil, Beatriz Daruj
Turazza, Jeni Silva
Title in Portuguese
As escolhas léxico-estilísticas em Vidas secas
Keywords in Portuguese
Estilística
Léxico
Migração
Morte
Seca
Abstract in Portuguese
Esta tese trata das escolhas léxico-estilísticas na obra Vidas secas de Graciliano Ramos. Sabemos que o texto é o lugar em que se processa o novo e para que esse novo possa ser construído é preciso que o sujeito produtor tenha competência lexical, pois o ato de textualização está relacionado com as escolhas feitas pelo sujeito produtor ao mediatizar-se com o mundo, com o universo referencial. Essa mediatização implica um recorte e a partir desse recorte o sujeito produtor reconceptualiza o referente, tendo, por conseguinte, o novo. Todavia, essa reconceptualização implica uma escolha e é essa escolha que vai determinar a visão de mundo e o estilo do sujeito produtor. Como sabemos, o estilo como objeto da estilística, ainda não foi satisfatoriamente delimitado, mas nessa pesquisa estamos entendendo-o como escolha que abrange tanto o conteúdo quanto a maneira como esse conteúdo é organizado e apresentado. Desse modo, os recursos estilísticos, a escolha de um tipo de gênero discursivo e a seleção lexical estão implicitamente relacionados ao estilo, à criatividade do sujeito produtor uma vez que a forma entrelaçada ao conteúdo determinará a seleção lexical do discurso enunciado, pois como sabemos, as experiências sócio-histórico-culturais-ideológicas e cognitivas do falante de uma determinada língua vêm marcadas pelo léxico que mostra, não só sua visão de mundo, mas também a sua criatividade em representar esse mundo. Nesse sentido, esta tese tem por tema o estudo do léxico, na obra Vidas secas, de Graciliano Ramos, buscando verificar como as escolhas lexicais dão ao contexto expressividade e revelam a visão de mundo do sujeito produtor. Os resultados obtidos apontam que o estilo conciso, enxuto e preciso na obra Vidas secas se deve, não só ao fato de o sujeito produtor procurar narrar uma história usando uma linguagem tão seca quanto o meio ambiente retratado na narrativa, mas também porque busca se colocar como porta-voz de personagens não alfabetizadas, agindo como procurador dessas personagens. As escolhas lexicais em Vidas secas apontaram que as personagens têm uma vida seca em todos os sentidos seca de água, seca de amor, seca de conhecimento letrado, seca de socialização. Essas secas vão despersonalizando as personagens, aproximando-as cada vez mais de animais para que possam sobreviver no meio hostil. É preciso ressaltar também que o estudo do campo lexical da seca apontou que esse fenômeno climático para a população pobre como a família de Fabiano simboliza a morte, sendo necessário em tempos de longas estiagens saírem em busca da sobrevivência em outras regiões a verdade é que não queria afastar-se da fazenda. A viagem parecia sem jeito, nem acreditava nela, e só resolvera partir quando estava definitivamente perdido. Podia continuar a viver num cemitério? Nada o prendia àquela terra dura, acharia um lugar menos seco para enterrar-se (RAMOS, 1985, p.117).
Title in English
The lexical-stylistics choices in Vidas Secas
Keywords in English
Death
Drought
Lexicon
Migration
Stylistics
Abstract in English
This thesis has for objective to treat choicess lexical-stylistics in the literary work Vidas secas by Graciliano Ramos. We know that the text is the place in where it processes the new and that the new can be built it is necessary that the producers subject has lexical competence as the textualization act is related to the choices made by the producers subject when mediates with the world, with the referential universe. This mediatization implies act of cut the experiential world, this acts producer subject reconceptualizes the referent, and he has therefore "the new". But, this reconceptualization implies a choice and it is this choice that will determine the worlds view and the style producers subject. As we know, the style, as stylistics object wasnt yet satisfactorily delimited, but in this research we understand it as a choice that covers so much both the content and how as that content is organized and presented. Thus, the stylisticss recourses, the choice of discursive style and the lexical selection are implicitly related to style, to creativitys producer subject once the form interlaced to content will determine the lexical selection of the utterance discourse, because as we know the speakers experiences socio-historical-cultural-ideological and cognitive that given to language have been marked by the lexicon that shows not only their view world, but also their creativity to represent this world. Thus, this thesis has for theme the lexicons study in the literary work Vidas secas, by Graciliano Ramos, it searches to investigate as the lexical choices give the expression to context and reveal the views world producers subject. The results suggest that the concise, succinct and precise style in literary work Vidas secas it dues to the fact producers subject to tell a story using a dry language as the environment depicted in the narrative, and also because it seeks to position itself as characters spokesman illiterate, acting as attorney of those characters. Lexical choices in literary work Vidas secas pointed out that the characters have a dry life in every senses drys water, drys love, drys literate knowledge, drys socialization. These "dry" will depersonalize the characters, approaching more and more animals so that they can survive in the hostile environment. One should also point out that the study of lexical drys field pointed out that this weather phenomenon for the poor as familys Fabiano symbolizes the death, if need be in droughts long time out in search survival in other regions, "the truth is did not want to move away from the farm. The trip seemed embarrassed, could not believe it, and just decided to leave when was definitely lost. Could continue to live in a cemetery? Nothing held him to that hard earth, would find a less dry place to bury "(RAMOS, 1985, p.117).
 
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Publishing Date
2016-03-15
 
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