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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-18112010-093256
Documento
Autor
Nome completo
Wesley Francisco de Souza Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Ceschin, Osvaldo Humberto Leonardi (Presidente)
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima
Proenca, Jose Luiz
Título em português
Elementos de erotismo e sexualidade nas cantigas de escárnio e de maldizer galego-portuguesas
Palavras-chave em português
Cantigas de escárnio e maldizer
Erotismo
Sexualidade
Resumo em português
A sexualidade é uma atividade cultural que, desde antiguidade, provoca interesse ao homem, influenciando sua evolução no decorrer da História. Presente no Amor, no Desejo, no Erotismo, na Pornografia, além de em outras manifestações sociais, o sexo é registrado nas mais variadas formas de comunicação. Hoje, podemos notá-lo em textos escritos e falados em imagens comerciais e preventivas, nas falas, nas atitudes, muitas vezes de forma explícita e outras, de forma sugerida. Em diferentes culturas e momentos históricos a sexualidade é registrada tão logo haja possibilidade de fazê-lo. As cantigas medievais galego-portuguesas estão entre os primeiros registros literários e históricos que consideraram a sexualidade, em seus escritos, como comportamento da sociedade ibérica dos séculos XIII e XIV. Elas eram classificadas em três principais gêneros: cantigas de amor, cantigas de amigo e cantigas de escárnio e maldizer, sendo que este último apresentava um vinculo maior com a realidade, em detrimento dos primeiros, que se voltavam mais para o imaginário. Este trabalho estuda, portanto, os registros que as cantigas medievais de escárnio e maldizer dos cancioneiros galego-portugueses fizeram sobre os comportamentos sexuais da sociedade ibérica dos séculos XIII e XIV. Através de 21 cantigas selecionadas da edição critica feita por Manuel Rodrigues Lapa (1970), é possível conferir atitudes sexuais que estão pouco envolvidas com o sentimento amoroso, privilegiando o desejo físico. Diversos foram os recursos expressivos empregados pelos trovadores que vislumbraram a possibilidade de registrar os comportamentos libidinosos vinculados a diversos outros contextos. As palavras, é possível constatar, receberam diferentes conotações, através da malícia. Para melhor entender a sexualidade dos cantares, este trabalho apresenta uma paráfrase e comentários sobre o tema em cada motz, além de um pequeno glossário com o sentido sexual dos principais temas encontrados no material estudado, ressaltando a importância cultural das cantigas.
Título em inglês
Elements of eroticism and sexuality in the galician-portuguese songs of mockery and cursing
Palavras-chave em inglês
Erotica
Medieval songs of mockery and cursing
Sexuality
Resumo em inglês
Sexuality is a cultural activity which, since antiquity, causes concern for man, influencing its development throughout history. Present in Love, and Desire in the Erotica, Pornography, and other social events, sex is recorded in various forms of communication. Today, we can notice it in written and spoken in commercial imaging and preventive, language, attitudes, often explicitly and others, so suggested. In different cultures and historical moments sexuality is registered as soon as its possible to do so. The songs of the medieval Galician-Portuguese are among the first literary and historical records that consider sexuality in his writings, such as a behavior of Iberian society of the thirteenth and fourteenth centuries. They were classified into three main genres: love songs, ballads and songs of a friend of mockery and cursing, but the latter had a greater bond with reality, in spite of the first, which turned more to the imagination. This work studies, therefore, the records that the medieval songs of mockery and cursing songbooks of Galician-Portuguese made about the sexual behavior of Iberian society of the thirteenth and fourteenth centuries. Through 21 songs selected from the critical edition made by Manuel Rodrigues Lapa (1970), it is possible to give sexual attitudes that are little concerned with the feeling of love, focusing on physical desire. Several significant resources were employed by the troubadours who saw the possibility of registering the libidinous behavior linked to several other contexts. The words, as it can be seen, were given different connotations by malice. To comprehend better the sexuality of the songs, this work presents a paraphrase and comments about the topic in each "motz" besides of a short glossary of the sexual sense of the major themes found in the studied material, emphasizing the cultural importance of the songs.
 
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Data de Publicação
2010-11-18
 
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