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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-22082012-101602
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Moura Lima de Aragão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Barzotto, Valdir Heitor (Président)
Moreira, Luiz Felipe Pinho
Silva, Luiz Antonio da
Titre en portugais
Modelos para a estruturação de artigos científicos: um estudo de instruções aos autores a introduções de artigos de revistas da Scientific Electronic Library Online do Brasil
Mots-clés en portugais
Análise de gênero
Ensino de escrita científica
Escrita científica
Estudos de ciência escrita
Modelo IMRD
Resumé en portugais
Esta dissertação trata de modelos para a estruturação de artigos científicos. Em seu corpo, apresentam-se respostas para as seguintes perguntas: Que modelos são esses?, Há modelos universais ou preponderantes para a composição de artigos científicos?, Existem modelos hegemônicos em áreas específicas do conhecimento?, Em que extensão artigos científicos em circulação correspondem a modelos apresentados em instruções aos autores de periódicos? e A uniformidade que emerge da adesão a um determinado padrão para a estruturação de artigos científicos manifesta-se no nível das seções de artigos?. As respostas dadas neste texto fundamentam-se em achados obtidos mediante: 1) a análise de instruções aos autores de revistas da Scientific Electronic Library Online do Brasil (SciELO Brasil) quanto à indicação de modelos para a estruturação de artigos científicos, 2) o estudo da correspondência entre a estrutura geral de uma amostra de artigos científicos publicados em Língua Portuguesa na SciELO Brasil e os modelos apresentados nas instruções aos autores das revistas que divulgam esses textos e 3) o exame dos componentes de introduções de artigos científicos que têm estrutura geral igual ao padrão Introdução-Métodos-Resultados-Discussão, ou a alguma variante sua, e que foram publicados em Português na SciELO Brasil. Além de respostas, de percursos e de achados de pesquisa, esta dissertação compreende a interpretação de resultados com a consideração de materiais que vão de livros e artigos sobre escrita científica a obras fundamentais de ramos específicos do saber. Ainda, compreende a interpretação de achados com o olhar voltado para o ensino de escrita científica.
Titre en anglais
Models for structuring scientific articles: a study of instructions to authors about introductions of articles from journals of the Scientific Electronic Library Online of Brazil
Mots-clés en anglais
Genre analysis
IMRAD model
Scientific writing
Teaching of scientific writing
Written science studies
Resumé en anglais
This dissertation deals with models for structuring scientific articles. Answers to the following questions are presented in its body: What are these models? Are there universal or preponderant models for writing scientific articles? Do predominant models exist in particular fields of knowledge? To what extent do real scientific articles correspond to models presented in instructions to authors of journals? Does the uniformity that arises from the adoption of a specific pattern for structuring scientific articles manifest itself within article sections? The answers given in the present text are based on findings obtained by means of: 1) the analysis of instructions to authors of journals of the Scientific Electronic Library Online of Brazil (SciELO Brazil) concerning models for structuring scientific articles, 2) the study of the equivalence between the general structure of a sample of scientific articles published in Portuguese in SciELO Brazil and the models presented in the instructions to authors of the journals to which these texts belong, and 3) the examination of the components of introductions of scientific articles that have general structure identical to the Introduction-Methods-Results-And-Discussion pattern, or to some variant of it, and that were published in Portuguese in SciELO Brazil. In addition to answers, research paths and findings, this dissertation contains an interpretation of results that takes into account materials that range from books and articles on scientific writing to basic works of particular branches of knowledge. Also, it contains an interpretation of results that focuses on the teaching of scientific writing.
 
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Date de Publication
2012-08-22
 
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