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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2019.tde-25022019-120647
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Lasso de La Vega Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Mosca, Lineide do Lago Salvador (Presidente)
Dias, Ana Rosa Ferreira
Farias, Luiz Alberto Beserra de
Ferreira, Luiz Antonio
Título en portugués
Estratégias retóricas em editoriais jornalísticos on-line: a função da metáfora como saliência
Palabras clave en portugués
Argumentação
Editoriais jornalísticos on-line
Figuras retóricas
Metáforas conceituais
Retórica
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é analisar o uso das metáforas como figuras retóricas e analisar o uso das metáforas conceituais nos editoriais selecionados dos jornais: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Gazeta do povo, O Globo e Gaúcha Zero Hora. Essa análise parte da fundamentação teórica tem como base as metáforas como figuras retóricas de acordo com os preceitos elaborados por Perelman & Tyteca (2005 [1958]) em seu Tratado da argumentação - A nova retórica e as metáforas conceituais de acordo com os preceitos elaborados por Lakoff & Johnson (2002 [1980]) em Metáforas da vida cotidiana. Procura-se, nesse sentido, observar como o orador/editorialista faz a aplicação metafórica em seus textos, a fim de entender sua finalidade argumentativa para com o auditório/leitor. A análise do texto compreende a identificação das diferentes metáforas como figuras retóricas e como metáforas conceituais ambas estão examinadas em nossa pesquisa teórica. Demonstrar a operacionalização das teorias de Perelman & Tyteca e Lakoff & Johnson nos permite apontar como é possível criar condições técnicas-científicas para unir essas duas teorias em uma pesquisa das diferentes metáforas nas diversas construções linguísticas dos editoriais de jornais on-line.
Título en inglés
Rhetorical strategies in journalistic editorials online: the function of metaphor as salience
Palabras clave en inglés
Argumentation
Journalistic editorial online
Metaphors
Rhetorical
Rhetorical figures
Resumen en inglés
The aim of the study is to analyze the use of metaphors as figures of language and to analyze the use of conceptual metaphors in selected newspaper editorials: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo, O Globo and Gaúcha Zero Hora. This analyzis is based in metaphors as rhetorical figures in accordance to Perelman & Tyteca (1958) in their The new Rhetoric A treatise on Argumentation, and the conceptual metaphors in accordance to Lakoff & Johnson (1980) in Metaphors We Live By. In this regard, we want to observe how the orator/editorialist makes the metaphorical application in their texts, in order to understand their argumentative purpose towards the audience/reader. The revision of the text includes the identification of the different metaphors as rhetorical figures and as conceptual metaphors based on our theoretical research. Therefore, we intend to demonstrate how it is possible to create technical-scientific conditions to unite these two theories (Perelman & Tyteca and Lakoff & Johnson in a research of the different metaphors in the diverse constructions linguistic of the editorials of online newspapers.
 
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Fecha de Publicación
2019-02-25
 
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