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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-08012013-154723
Documento
Autor
Nombre completo
Gilson Charles dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Sebastiani, Breno Battistin (Presidente)
Frydman, Pablo Schwartz
Joly, Fabio Duarte
Lohner, José Eduardo dos Santos
Vieira, Ana Thereza Basilio
Título en portugués
Arte, imitação e exercício nas Epistulae ad Caesarem
Palabras clave en portugués
Declamação
Epistolografia
Literatura latina
Prosopopeia
Retórica
Resumen en portugués
Ao elencar as virtudes do príncipe e orientá-lo moralmente a agir em benefício de todos, as Epistulae ad Caesarem são fiéis aos princípios que caracterizam o orador como uir bonus dicendi peritus. Entretanto, a verossimilhança dada à matéria, no que se refere ao perigo de uma guerra civil, contribuiu para a negação de sua artificialidade. A análise feita neste trabalho conduzirá uma discussão acerca das razões didáticas para exortar um imperador a debelar o conflito civil, de um lado, e apresentar uma definição de gênero para esses documentos, de outro. Com isso, pretende demonstrar como elas configuram uma imagem da eloquência deliberativa semelhante à verdade, compostas em linguagem ornada a fim de deleitar uma audiência. Dessa forma, mostram tanto uma educação oratória adequada quanto um estudo diligente das virtudes do homem público.
Título en inglés
Art, imitation and exercise in Epistulae ad Caesarem
Palabras clave en inglés
Declamation
Epistolography
Latin literature
Prosopopoeia
Rhetoric
Resumen en inglés
By enumerating the virtues of the prince and guiding him morally on how to act for the benefit of the whole community, the Epistulae ad Caesarem are faithful to the principles that characterize the orator as uir bonus dicendi peritus. However, the verisimilitude of treatment given to the subject, regarding the danger of civil wars, contributed to deny their artificiality. On the one hand, the analysis in this work will lead a discussion about the educational motivations for urging an emperor to quell civil strife, and on the other hand it will present a definition of these documents' gender. It intends to demonstrate how they are figurated as an image of deliberative eloquence similar to the truth, written in an embellished language in order to delight an audience. Therefore, not only do they demonstrate the adequate education of the orator but also a diligent study of virtues of the statesman.
 
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Fecha de Publicación
2013-01-08
 
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