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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-12052014-102643
Documento
Autor
Nome completo
Francisco de Assis Nogueira Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Daniel Rossi Nunes (Presidente)
Bolzani Filho, Roberto
Gazoni, Fernando Maciel
Título em português
Eutífron de Platão: estudo e tradução
Palavras-chave em português
Filosofia antiga
Filosofia grega
Platonismo
Resumo em português
Esta dissertação tem dois objetivos principais: (i) apresentar um estudo introdutório e (ii) uma tradução integral do Eutífron de Platão. O Eutífron é um diálogo de definição. Nesta obra, Sócrates quer saber o que é o piedoso. Enquanto pergunta, examina e refuta as respostas de seu interlocutor, o filósofo também fornece um conjunto de instruções sobre como entender e responder a sua pergunta. Essas instruções podem ser entendidas como exigências ou requerimentos socráticos. O nosso estudo tentará identificar, prioritariamente, (i) o conjunto de exigências que acompanham a pergunta o que é o piedoso? e (ii) algum procedimento socrático específico que visa definir o piedoso. Quanto à tradução, utilizaremos a edição recente de E. A. Duke, W. F. Hicken, W. S. M. Nicoll, D. B. Robinson e J. C. G. Strachan (Oxford Classical Texts, 1995), que substitui a edição canônica de John Burnet na mesma coleção (Oxford Classical Texts, 1903).
Título em inglês
Plato's Eutífron: study and translation
Palavras-chave em inglês
Ancient philosophy
Greek philosophy
Platonism
Resumo em inglês
This dissertation has two main objectives: (i) present an introductory study and (ii) an integral translation of Platos Eutífron. The Eutífron is a dialogue of definition. In this work, Socrates wants to know what the pious is. While asks, examines and refutes the answers of his interlocutor, the philosopher also provides a set of instructions about how to understand and to answer his question. These instructions may be understood as socratic exigencies or requirements. Our study aims to try to identify, prioritarily, (i) the set of exigencies that follows the question what is the pious? and (ii) any specific socratic procedure that intends to define the pious. Concerning the translation, we will use the recent edition of E. A. Duke, W. F. Hicken, W. S. M. Nicoll, D. B. Robinson e J. C. G. Strachan (Oxford Classical Texts, 1995), that replaces the canonic edition of John Burnet of the same collection (Oxford Classical Texts, 1903).
 
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Data de Publicação
2014-05-12
 
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