• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2015.tde-18112015-115324
Documento
Autor
Nome completo
Julieta Alsina
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Cairus, Henrique Fortuna (Presidente)
Bolzani Filho, Roberto
Martins, Paulo
Ribeiro, Tatiana Oliveira
Vieira, Ana Thereza Basilio
Título em português
As revoluções da alma: sonho e prodiágnosis no tratado hipocrático Da dieta
Palavras-chave em português
Da dieta
Interpretação de sonhos
Medicina antiga
Resumo em português
O tema desta Tese é a interpretação dos sonhos no tratado hipocrático Da dieta, como uma forma de conhecimento do corpo. Trata-se de uma forma de mapeamento das perturbações do corpo que não são evidentes a uma mera observação diagnóstica e que serve como um tipo específico de prognose para a manutenção da saúde: a prodiagnose. O conhecimento e reconhecimento dos sonhos enquanto material da prodiagnose depende da compreensão do processo de conformação do corpo e da alma, que ocorre por meio da apomímesis toû hólou. Essa apomímesis supõe uma relação analógica de correspondência e reciprocidade entre uma esfera macrocósmica relativa aos elementos de uma parte da phýsis que é imutável, e uma microcósmica, relativa ao corpo, que, por sua vez possui elementos da phýsis passíveis de modificação por meio da dieta. A Tese procura mapear nos escritos hipocráticos coevos ao Da dieta elementos que deem conta de delinear uma conceituação do sono, do sonho, da alma e do corpo.
Título em inglês
The soul revolution: Dream and Prodiágnosis in the hippocratic treatise On regimen
Palavras-chave em inglês
Ancient medicine
Dream's interpretation
On regimen
Resumo em inglês
The theme of this Thesis is the interpretation of dreams in the Hippocratic treatise On Regimen, considered as a form of body knowledge. This body knowledge is a form of mapping bodily disorders that are not visible to a mere medical diagnosis, and also configures itself as a specific type of prognosis in regard of health maintenance: the prodiagnosis. The knowledge and recognition of dreams as prodiagnosis material depends on the understanding of body and soul formation processes, which occur by the concept of apomímesis toû hólou. This apomímesis could be considered as an analog relationship of correspondence and reciprocity between a macrocosmic sphere, regarding a part of phýsis which is immutable, and a microcosmic sphere of the body, which, on the other hand, has some elements of phýsis that can be modified through the diet. The thesis seeks to link some coeval Hippocratic writings to that of On regimen that give account to draw up the concepts of sleep, dream, soul and body.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-11-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.