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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-25052015-160519
Documento
Autor
Nome completo
Milton Luiz Torres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Duarte, Adriane da Silva (Presidente)
Lopes, Daniel Rossi Nunes
Oliveira, Flávio Ribeiro de
Santos, Fernando Brandão dos
Werner, Christian
Título em português
A impostura em Aristófanes
Palavras-chave em português
Aristófanes
Comédia antiga
Impostura
Resumo em português
Esta tese de doutorado contempla a investigação da impostura ou alazoneia no drama aristofânico. Trata-se de uma proposta de teorização acerca da pertinência do impostor ou alazôn para o enredo das comédias de Aristófanes, na tentativa de superar abordagens que se limitam a apontar a comicidade da figura do alazôn. Analisou-se, primeiramente, a ocorrência do vocábulo alazôn e seus derivados nas peças supérstites de Aristófanes bem como nos escólios e antigos comentários das referidas peças. Analisaram-se, secundariamente, as cenas típicas de alazoneia em que o vocábulo não é usado. A partir dessas análises, estudou-se o impostor na obra de Aristófanes como um todo, levando em consideração o que a literatura antiga e contemporânea postulou sobre esse tipo de personagem. Depois disso, sistematizouse o uso que Aristófanes faz da alazoneia e conclui-se que a impostura é mais importante para sua obra do que se considera geralmente. Finalmente, constatou-se que o alazôn constitui mais do que apenas um personagem típico, sendo, em vez disso, uma função cômica de muitos recursos.
Título em inglês
Imposture in Aristophanes
Palavras-chave em inglês
Aristophanes
Imposture
Old comedy
Resumo em inglês
This dissertation looks into dramatic imposture (alazoneia) in Aristophanes plays, trying to theorize how the impostor or alazôn fits the plots of Aristophanes comedies, and to go beyond approaches that just point to that figures comic function. First, it analyzes the use of the word alazôn and its related forms in Aristophanes extant plays as well as in ancient scholia and commentaries about the plays. Secondly, it examines scenes where alazoneia can be found although the word is not actually used. From such analyses, it studies the impostor in Aristophanes plays as a whole, taking into consideration what ancient and modern literature postulated about this stock character. After that, it tries to systematize Aristophanes usage of alazoneia, pointing to the fact that imposture is more important to his work than it has been acknowledged hitherto. Finally, it proposes that the alazôn is much more than a stock character; instead, it is a comic function that our playwright deftly uses in almost all of his plays.
 
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Data de Publicação
2015-05-25
 
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