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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-28072022-190514
Document
Auteur
Nom complet
Cecilia Marcela Ugartemendia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Hasegawa, Alexandre Pinheiro (Président)
Cardoso, Isabella Tardin
Schmidt, Pedro Baroni
Trevizam, Matheus
Titre en portugais
Ille ego Romanus vates: a autoridade poética do relegatus nos Tristia e Epistulae ex Ponto, de Ovídio
Mots-clés en portugais
Autoridade
Epistulae ex Ponto
Exílio
Ovídio
Tristia
Resumé en portugais
O objeto de pesquisa encontra sua delimitação no estudo dos Tristia e das Epistulae ex Ponto, poemas do exílio de Ovídio, período que se estendeu até sua morte. Nestas obras, a construção discursiva da tópica do exílio soma-se à reflexão poética sobre sua nova situação como relegatus. Essa combinação dá lugar à necessidade da construção da autoridade poética da persona exilada, que pode ser traçada ao longo destas duas obras. Ao analisar o modo como Ovídio concebe o exílio, surge a hipótese de avaliar se e como a experiência disruptiva do exílio para um poeta romano como Ovídio o leva a utilizar estratégias discursivas que lhe permitam erguer-se a si próprio como modelo de poeta exilado. Na construção da autoridade poética ovidiana, delimitaremos três aspectos a serem analisados. O primeiro versa sobre a figura do poeta exclusus como auctor. A partir deste aspecto, estudaremos a relação do poeta com a) a construção de sua memória em Roma; b) a reiteração na eleição do gênero de epístolas elegíacas que leva a fechar sua carreira poética, prestigiando o gênero por ele proposto e caracterizado como ignotum opus (Ars 3. 346); e c) a reivindicação da persona exilada como auctor e vates. O segundo aspecto terá como eixo a figura do poeta como centro do mito do exílio, nos termos de Claassen (1988). Ovídio constrói a persona como modelo de exilado e, portanto, autoridade incontestável sobre o tema. Aqui dedicaremos maior atenção a) às caraterísticas do poeta como etnógrafo da região na qual é forçado a viver e b) às comparações estabelecidas pelo poeta entre sua persona e figuras míticas da tradição. O último aspecto visa estudar a tensão que surge a partir do confronto da autoridade poética e autoridade política, especialmente no que diz respeito à relação entre o poeta, o divus princeps e a domus Augusta.
Titre en anglais
Ille ego Romanus vates: the relegatus' poetic authority in Ovid's Tristia and Epistulae ex Ponto
Mots-clés en anglais
Authority
Epistulae ex Ponto
Exile
Ovid
Tristia
Resumé en anglais
The object of research is the study of the Tristia and the Epistulae ex Ponto, Ovid's poems of exile, a period that lasted until his death. In these works, the discursive construction of the topic of exile juxtaposes to the poetic reflection on his new situation as relegatus. This combination guides to the necessity of constructing the exiled persona's poetic authority, traceble throughout these two works. By analyzing the way in which the poet conceives exile, the questions that emerge are if and how the disruptive experience of exile, for a Roman poet like Ovid, leads to discursive strategies which allow him to propose himself as a modelic exiled poet. Based in the Ovidian poetic authority's assumption, I established three aspects to be analyzed. The first deals with the figure of the poeta exclusus as auctor. I will study the relationship of the poet with a) the construction of his memory in Rome; b) the reiteration of the poet's choice of the elegiac epistle genre's that enables him to close his poetic career giving prestige to the genre described by himself as ignotum opus (Ars 3.346); and c) the claim of the exiled persona as auctor and vates. The second aspect focuses on the figure of the poet as the centre of the myth of exile (CLAASSEN, 1988). Ovid builds the persona as a model of exile, an unquestionable authority on the subject. I will center on a) the characteristics of the poet as ethnographer of the region in which he is forced to live and b) the comparisons made by the poet between the exile persona and figures of the mythical tradition. The third and last aspect aims to examine the conflict between poetic authority and political authority, in particular, concerning the confrontation among the poet and the divus princeps and the domus Augusta.
 
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Date de Publication
2022-07-28
 
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