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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-03112016-160822
Documento
Autor
Nome completo
Cássia Cristina Marques Venezuela
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Perez, Juliana Pasquarelli (Presidente)
Dornbusch, Claudia Sibylle
Sperber, Suzi Frankl
Título em português
A personagem feminina como elemento de subversão em duas novelas de Kleist
Palavras-chave em português
Heinrich von Kleist
Novela
Personagem feminina
Resumo em português
O presente trabalho, cujo enfoque central é a figura feminina nas novelas Die Marquise von O (1808) e Die heilige Cäcilie und die Gewahlt der Musik (1810) do escritor alemão Heinrich von Kleist, procura identificar de que maneira as personagens femininas configuram-se como elementos subversivos dentro das narrativas, principalmente no que se refere ao aspecto estrutural. Nossa principal hipótese de interpretação é a de que a personagem feminina, em ambas as novelas, configura um elemento de subversão em diferentes camadas da narrativa: elas configuram desde a subversão ao papel atribuído a mulher na época até a própria estrutura narrativa, uma vez que levam as novelas a suas respectivas peripécias.
Título em inglês
The female character as a subversive element in two novellas of Heinrich von Kleist
Palavras-chave em inglês
Female character
Heinrich von Kleist
Novellas
Resumo em inglês
This dissertation aims to analyse the feminine figures in the novellas Die Marquise von O (1808) and Heilige Cäcilie und die Gewalt der Musik (1810) from German author Heinrich von Kleist and seeks to identify in which ways the feminine characters represent subversive elements in the narratives, mainly to what concerns the structural aspect. Our main hypothesis of interpretation is that the feminine character, in both novellas, configures subversion in different narrative layers: they configure not only subversion to the role assigned to women at the time but also to the narrative structure itself, as they lead the novellas to their respective turning points.
 
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Data de Publicação
2016-11-03
 
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