• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Telma de Macedo Melo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Simões, Jose da Silva (Presidente)
Battaglia, Maria Helena Voorsluys
Marques-Schäfer, Gabriela
Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
Título en portugués
Da percepção à performance: um estudo do emprego do aplicativo móvel Duolingo no processo de ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira em contexto universitário
Palabras clave en portugués
App de aprendizagem de línguas Duolingo
Autonomia no estudo com Duolingo
Avaliação da usabilidade pedagógica do App Duolingo
Crenças na aprendizagem móvel
motivação para uso do Duolingo
Resumen en portugués
O presente estudo se propõe a investigar a utilização do aplicativo móvel Duolingo no processo de ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira em contexto de ensino presencial universitário. A pesquisa objetiva mapear os hábitos de uso de Apps, a satisfação dos usuários após o uso orientado da ferramenta, bem como o desempenho e a persistência dos aprendizes na realização de tarefas ao longo de um semestre. Com esses dados criamos um panorama que busca esclarecer em que medida o App Duolingo é apropriado para uso nas fases iniciais do processo de aprendizagem de alemão no contexto investigado. Para tanto, utilizamos três instrumentos de coleta de dados. No primeiro momento, aplicamos uma sondagem prévia para identificar os hábitos e as crenças dos informantes em relação ao aprendizado por meio de Apps. Em seguida, realizamos uma intervenção didática em uma turma de aprendizes de alemão e, com o auxílio da Plataforma Duolingo para Escolas, montamos um grupo de controle, delegando tarefas para testar a ferramenta. Dessa forma, coletamos dados mediante os relatórios automáticos de atividade, os quais permitiram verificar o desempenho, a persistência e a autonomia dos aprendizes nas atividades realizadas por meio do App. Na última fase de coleta, utilizamos um roteiro de avaliação da usabilidade pedagógica, com o qual verificamos a satisfação e a motivação dos usuários na utilização do App. Por fim, concluímos que o App Duolingo é uma ferramenta que pode ser empregada para complementar o ensino presencial de alemão, auxiliando no processo de aquisição de vocabulário. A pesquisa contribui para esclarecer as questões que se colocam acerca da utilização dos aplicativos móveis no ensino de língua estrangeira, dado que apresenta instrumentos para o desenvolvimento de avaliações da usabilidade pedagógica dos Apps destinados à aprendizagem, aponta para a importância dos Apps como ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem de alemão, coloca à mostra a adesão massiva dos aprendizes ao uso de Apps, além de assinalar algumas relações entre as crenças, a motivação e a autonomia e os recursos digitais dos Apps.
Título en inglés
From the perception to performance: a study of use of mobile application Duolingo in the process of teaching and learning German as a foreign language in a university context
Palabras clave en inglés
Beliefs in mobile learning
Evaluation in pedagogical usability of Duolingo App
Language-learning App Duolingo
Learner autonomy with Duolingo
Motivations to use Duolingo
Resumen en inglés
This study aims to investigate the use of mobile application Duolingo in the process of teaching and learning German as a foreign language (FL) in the context of classroom learning at university. At first, the use of a learning App was mapped, as well as learners satisfaction after guided use of the App, their performance and persistence while doing the App tasks along one semester. With such data, an overview was established in order to verify to what extent the Duolingo App is appropriate for German basic level learning. Therefore, the data were collected in three steps. Firstly, a probe was applied to identify users habits and beliefs in learning a FL with mobile Apps. After that, a didactic intervention was made in one German class, and by using Duolingo App for Schools a control group was established to test the App tools. Thus, data were collected through automatic activities reports, which allow for the analysis of learners performance, persistence and autonomy while using the App. Lastly, an evaluation script was applied in order to check the pedagogical usability, which evidenced learners satisfaction and motivation while using the App. It was concluded that Duolingo App is a possible tool to complement the activities in a German classroom, as it helps the vocabulary learning process. This research contributes to elucidating the questions about the usability of mobile Apps such as Duolingo in FL learning, for it presents tools for developing pedagogical usability evaluation. What is more, this research shows the importance of mobile Apps in the German learning process, evidences learners massive interest in using Apps, and points out some relationships between the Apps digital resources and learners beliefs, motivations, and autonomy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-06-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.