• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-21072017-125357
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Gonçalves Tartaro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Perez, Juliana Pasquarelli (Président)
Pereira, Valéria Sabrina
Sperber, Suzi Frankl
Titre en portugais
Alerta contra a violência: narratividade e personagens em Uma semana de Bondade de Max Ernst
Mots-clés en portugais
Colagem
Max Ernst
Narratividade
Personagem
Surrealismo
Resumé en portugais
No ano de 1934, o artista alemão Max Ernst lança em Paris um peculiar conjunto de fascículos intitulado Uma Semana de Bondade ou os Sete Elementos Capitais. Trata-se, segundo o próprio artista, de um romance de colagens. A obra, que fora pensada e produzida por Ernst durante férias na Itália, consiste de 182 colagens feitas a partir da combinação de figuras provenientes de romances folhetinescos do século XIX e de enciclopédias do mesmo período. Em cada uma dessas colagens, há cenas de violência e horror, praticadas por seres estranhos, meio humanos, meio animais. Fora a estranheza já naturalmente causada pelas colagens, é curioso notar o fato de que a obra se apresenta como um romance, tanto na denominação dada pelo autor, quanto pela forma na qual foi lançado, inicialmente por meio de cadernos periódicos, à moda dos folhetins, e posteriormente na forma de um grande volume. Este trabalho procura analisar como duas características caras ao romance se configuram nesta obra de Ernst. São elas a narratividade e os personagens. Para tanto, o trabalho faz uma revisão do movimento surrealista, apresentando a colagem de Max Ernst e a análise da narratividade e dos personagens em Uma Semana de Bondade.
Titre en anglais
Alert against violence: narrativity and characters in  A Week of Kindness by Max Ernst
Mots-clés en anglais
Characte
Collage
Max Ernst
Narrativity
Surrealism
Resumé en anglais
In 1934, the German artist Max Ernst launches in Paris a peculiar set of fascicles entitled A Week of Kindness or the Seven Deadly Elements. It is, according to the artist himself, a "collage-novel". The work, which was conceived and produced by Ernst during a holiday in Italy, is consisted of 182 collages made from the combination of pictures from nineteenth-century kitsch novels and encyclopedias of the same period. In each of these collages, there are scenes of violence and horror, practiced by strange beings, half human, half animals. Apart from the strangeness already caused by the collages themselves, it is curious to note the fact that the work presents itself as a novel, in the denomination given by the author and also in the form in which it was launched, initially by means of periodical fascicles, in the style of serial novels, and later in the form of a large volume. This work tries to analyze how two characteristics of the novel are configured in this Ernst's work: narrativity and characters. In order to do this, the surrealist movement is reviewed, presenting the collage of Max Ernst and the analysis of narrativity and characters in A Week of Kindness.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-07-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.