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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-26102017-152335
Documento
Autor
Nome completo
Bianca Ferrari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Simões, Jose da Silva (Presidente)
Katharina-Elstermann, Anna
Lousada, Eliane Gouvêa
Silva, Renato Ferreira da
Uphoff, Dorthe
Título em português
A produção textual em alemão como língua estrangeira em contexto universitário: uma intervenção didático-metodológica baseada na abordagem procedimental da escrita
Palavras-chave em português
Abordagem da escrita voltada ao processo
Autono
Estratégias de aprendizagem
Input linguístico
Produção de textos em alemão como língua estrangeira
Resumo em português
A presente tese tem como objetivo principal analisar, teórica e empiricamente, em que medida o oferecimento de um curso centrado na recepção e produção de textos em alemão como língua estrangeira colabora para o aprimoramento do conhecimento declarativo de aprendizes iniciantes, bem como de suas competências voltadas à aprendizagem de línguas no geral. A partir da elaboração de sequências didáticas ancoradas no estudo pormenorizado de três gêneros textuais distintos (biografia linguística, carta pessoal e artigo de opinião), a pesquisa se põe a investigar, empiricamente, os procedimentos adotados pelos aprendizes nas fases de planejamento, execução e revisão de sua matéria textual, próprios da abordagem de escrita voltada ao processo. Essa investigação se deu em três etapas distintas: a primeira buscou coletar dados sobre o contexto prévio em que a pesquisa seria inserida; a segunda encerra a intervenção em si, com a descrição das atividades de recepção e produção de textos e seus resultados e a terceira envolve a apreciação, por parte dos aprendizes, sobre a interface processo/produto nas atividades de escrita realizadas. Inserido nesse contexto de atuação são pormenorizadas questões relativas ao fornecimento de input linguístico dentro e fora de sala de aula, às etapas de processamento linguístico percorridas pelos aprendizes desde a recepção dos textos até sua produção, à transmissão de estratégias de aprendizagem e ao uso de estratégias de comunicação, a importância do fornecimento de modelos de texto na escrita e a promoção da autonomia através de mecanismos de autocorreção linguística. Em face dos resultados alcançados, foi possível confirmar a eficiência da adoção de uma abordagem de escrita voltada ao processo na conscientização dos aprendizes acerca das diferentes fases da produção textual e das ferramentas disponíveis para a solução de problemas na escrita, que contribuíram, por sua vez, para o aperfeiçoamento do repertório linguístico dos aprendizes, assim como de seu repertório de estratégias voltadas à produção escrita.
Título em inglês
Writing production in German as a foreign language in academic context: a didactic-methodological intervention based on a procedural approach to writing
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Learning strategies
Linguistic input
Process approach to writing
Writing production in German as a foreign language
Resumo em inglês
The major purpose of this thesis is to investigate, theoretically and empirically, the effectiveness of a writing course based on text reception and production in German as a foreign language for initial learners reffering to the development of their declarative knowledge, as well as their language learning competences. The elaboration of didactic sequences based on three different genres (linguistic biography, personal letter and article) gave support to the empirical investigation of the procedures adopted by learners in planning, executing and revising their text productions, all steps involved in Process Approach to Writing. The investigation proceeded in three stages: The first stage involved the collection of data about the previous context in which the research would take place; the second stage entailed the didactic intervention, with the description of the reception and production activities carried out and their subsequent results and the third presents the evaluation, from learners perspective, about the process-product interface that underlies the execution of the activities. Within this research context, questions regarding linguistic input suppliance inside and outside German classes will be discussed, as well as linguistic processing stages involved in the reception and production of texts. Moreover, the mediation and use of language learning and communication strategies, the role of model texts on writing accuracy and the promotion of autonomy through linguistic self-correction mechanisms were central issues for the investigation. Based on the obtained results, the efficiency of the adoption of a Process Approach to Writing could be confirmed, especially when taken into account learners awareness raising of both text production steps and available problem solving tools for writing that can contribute not only to the improvement of learners language skills but also to the increasing of their strategic repertoire for writing.
 
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Data de Publicação
2017-10-26
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FERRARI, B., e SIMÕES, José da Silva. Os desdobramentos de uma abordagem plurilíngue na aula de LE: A interferência do inglês na aprendizagem do alemão. In 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, Belo Horizonte, 2011. 8.o Congresso Brasileiro de Professores de Alemão.Belo Horizonte/MG : Editora da UFMG, 2011. Resumo.
  • FERRARI, B., e SIMÕES, José da Silva. Os desdobramentos de uma abordagem plurilíngüe na aula de LE: a interferência do inglês na aprendizagem do alemão. In Epog - V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP, São Paulo, 2010. Epog - V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP.São Paulo : Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 2010. Resumo.
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