• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-13062017-163633
Documento
Autor
Nome completo
Esther Karina Feria Zitelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Maria Augusta da Costa (Presidente)
Farhat, Sylvia Costa Lima (Presidente)
Schvartsman, Claudio
Santos, Maria Carolina dos
Ramírez, María Dolores Aybar
Hansen, Joao Adolfo
Franco, Marcia Maria de Arruda
Fernandes, Elisabeth Gonzaga Canova
Delgado, Artur Figueiredo
Bazzoni, Claudio
Título em espanhol
Adecuación de la tópica en un género poético del siglo XVI español - la égloga: análisis elocutivo de tres tópicos en las églogas de Garcilaso de la Vega, Hernando de Acuña, Diego Hurtado de Mendoza, Jorge de Montemayor, Francisco de la Torre y Fernando de Herrera
Palavras-chave em espanhol
Égloga
Poética
Retórica
Siglo XVI
Tópica
Resumo em espanhol
Esta tesis se propone estudiar uno de esos elementos estables que los poetas del siglo XVI utilizaban en la elaboración de sus poemas: los topoi o loci, para constatar que era en su correcta utilización donde mejor se percibía el ingenium del poeta, ya que para imitar y/o emular se debían realizar - siguiendo los medios del arte (ars) - variaciones (uariatio) con la intención de superar o, por lo menos, alejarse del modelo imitado. Para ello, primero abordaremos una serie de conceptos que regían los discursos de la época y que fundamentan nuestro estudio, permitiéndonos, de esta manera, realizar el análisis de los poemas y demostrar lo que nos proponemos: la copia rerum et verborum, imitación y emulación, verosimilitud y decoro, un estudio sobre la tópica y la composición; luego, realizaremos un breve histórico del género estudiado, su materia y su estilo; para, por fin, verificar la adecuación de la tópica en la égloga del siglo XVI, escogiendo poemas de seis escritores que vivieron a lo largo de este siglo: Garcilaso de la Vega, Don Diego Hurtado de Mendoza, Hernando de Acuña, Jorge de Montemayor, Francisco de la Torre y Fernando de Herrera.
Título em português
Adequação da tópica de um gênero poético do século XVI espanhol - a écloga: análise elocutiva de três tópicas nas éclogas de Garcilaso de la Vega, Hernando de Acuña, Diego Hurtado de Mendoza, Jorge de Montemayor, Francisco de la Torre y Fernando de Herrera
Palavras-chave em português
Écloga
Poética
Retórica
Século XVI
Tópica
Resumo em português
Pretendemos estudar um, entre os vários elementos estáveis que os poetas do século XVI utilizavam na elaboração de seus poemas: os topoi ou loci, para constatar que era na sua correta utilização onde melhor poderia ser percebido o ingenium do poeta, já que para imitar e/ou emular tinham que ser realizadas seguindo os meios da arte (ars) variações (uariatio) com a intenção de superar ou, pelo menos, afastar-se do modelo imitado. Para tal fim, em primeiro lugar, abordaremos uma série de conceitos que regiam os discursos da época e que fundamentam nosso estudo, permitindo-nos, desta forma, realizar a análise dos poemas e demonstrar o que propomos: a copia rerum et verborum, a imitação e a emulação, a verossimilhança e o decoro, a composição e um estudo sobre a tópica. Em segundo lugar, traçaremos um breve histórico do gênero estudado, sua matéria e seu estilo; por fim, verificaremos a adequação da tópica na écloga do século XVI, em poemas de seis escritores que viveram ao longo deste século: Garcilaso de la Vega, Don Diego Hurtado de Mendoza, Hernando de Acuña, Jorge de Montemayor, Francisco de la Torre y Fernando de Herrera.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-06-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.