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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-16042019-112700
Document
Auteur
Nom complet
Robson Batista dos Santos Hasmann
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Hosiasson, Laura Janina (Président)
Betti, Maria Silvia
Silva, Gênese Andrade da
Soares, Gabriela Pellegrino
Titre en portugais
O peso da História e seus personagens na dramaturgia de Rodolfo Usigli, Vicente Leñero e Sabina Berman
Mots-clés en portugais
Dramaturgia
Historiografia
Identidade
México
Teatro
Resumé en portugais
Esta tese investiga a formação do sistema dramatúrgico mexicano no século XX tendo como ponto de partida a relação entre literatura dramática e história. A proposta principal é identificar em que medida as estratégias de ficcionalização de eventos históricos contribuíram para as transformações textuais e cênicas de um período que abarca desde os anos pós-revolucionários até os umbrais da pós-modernidade. O estudo tenta contribuir para a história da dramaturgia mexicana considerando as pesquisas já realizadas por Partida Tayzan (2002a y 2002b), Adame (2004) e Alcántara Mejía (2010). Para isso, seleciona obras de Rodolfo Usigli, Vicente Leñero e Sabina Berman. Do primeiro interessam as concepções sobre teatro (mormente o conceito de anti-história) e a postura nacionalista-crítica assumida em El gesticulador e na chamada trilogia das coroas. Assim, as obras dramáticas são confrontadas com os paratextos produzidos a propósito das encenações ou publicações. De Leñero, aproveita-se a maneira como são reescritos os documentos dos eventos representados, em Pueblo rechazado, Martirio de Morelos e La noche de Hernán Cortés. Finalmente, com Berman verifica-se que a inserção dos fatos históricos e elementos culturais ganha nova roupagem em Águila o sol, La grieta e Entre Villa y una mujer desnuda. O cotejo das estratégias nesses três casos permite constatar, primeiramente, que o apelo à história e à historiografia harmoniza o sistema de modo que a sucessão geracional se vê marcada pela aglutinação de recursos e concepções estéticas. Ao mesmo tempo, a reescrita da história altera-se no que diz respeito ao que pode ser considerado histórico. De Usigli a Berman, o passado enquanto local de revisitação, cede cada vez mais espaço ao presente e àquilo que permanece. Em termos sintéticos, podemos afirmar que a principal mudança temática foi a substituição de uma dramaturgia que buscava no passado as explicações do presente por outra em que os elementos pretéritos são abordados com desconfiança. Já sob a perspectiva estética, procedimentos como a inserção de personagens-narradores (historiadores, cronistas, romancistas etc.), o jogo de mostrar e ocultar, a sobreposição de tempos e espaços e o aproveitamento de documentos históricos sobressaem não como novidades, mas como recursos que dão continuidade às estratégias de gerações anteriores.
Titre en anglais
The weight of History and its characters in Rodolfo Usigli, Vicente Leñero and Sabina Bermans dramaturgy
Mots-clés en anglais
Dramaturgy
Historiography
Identity
Mexico
Theater
Resumé en anglais
This investigation focuses on the building of twentieth century Mexican dramaturgical system and takes as a starting point the relation between dramatic literature and history. The main proposal is to identify fictionalization strategies of historical events and the way they contributed to specific textual and scenic transformations throughout a period that ranges from post-revolutionary years to the beginnings of postmodern era. The study aims to contribute to the history of Mexican dramaturgy considering the researches already carried out by Partida Tayzan (2002a and 2002b), Adame (2004) and Alcántara Mejía (2010). Our corpus is composed by three main contemporary Mexican authors: Rodolfo Usigli, Vicente Leñero and Sabina Berman. From the first, we are mainly interested in his concept of "antihistory" and his nationalist & critical stances assumed in El gesticulador and the so-called Trilogy of crowns. Here, the dramatic works are confronted with the paratexts produced when they were staged or published. Next, we search in Leñero´s pieces Pueblo rechazado, Martirio de Morelos, and La noche de Hernán Cortés how he rewrote the documents of past or contemporary events. Finally, with Berman´s works, Águila o sol, La grieta, and Entre Villa y una mujer desnuda, we see how the insertion of historical facts and cultural elements acquires a new treatment. The observation of fictional strategies in these three cases shows, first, that the appeal to history and historiography harmonizes the system so that the generational succession is marked by the agglutination of devices and aesthetic conceptions. At the same time, the rewriting of history changes in regard to what may be considered historical. From Usigli to Berman, the past as a place of revisiting, grants more and more space to the present and to what remains. Succinctly, we can say that the main thematic change was the replacement of a dramaturgy that sought in the past the explanations for the present by another in which the past elements are dealt with suspicion. As for fictional strategies such as the inclusion of characters-narrators (historians, chroniclers, novelists, etc.), the show and hide game, the overlapping of times and spaces and the use of historical documents, they all stand out not as novelties, but as resources that give continuity to earlier generations procedures.
 
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Date de Publication
2019-04-16
 
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