• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-18072017-150143
Documento
Autor
Nome completo
Paula Renata de Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Maria Augusta da Costa (Presidente)
Bastazin, Vera Lúcia
Camargo, Luis Hellmeister de
Lajolo, Marisa Philbert
Soares, Gabriela Pellegrino
Título em português
Dom Quixote e o jovem leitor: estudo das adaptações da obra e sua recepção no âmbito escolar (Brasil e Espanha)
Palavras-chave em português
Adaptação
Dom Quixote de la Mancha
Empoderamento do leitor
Ensino de espanhol
Escolarização da leitura
Formação do leitor
Literatura espanhola século de ouro
Literatura infantojuvenil
Miguel de Cervantes (1547-1616)
Recepção de Quixote
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo propor um diálogo entre a leitura do Quixote em contexto escolar e os estudos literários, por meio da análise do processo de transferência da obra canônica de Miguel de Cervantes para o sistema literário infantil. Apontamos, neste percurso, as principais questões, enfrentadas tanto por adaptadores da obra quanto por educadores, no que tange à complexa tarefa de colocar a obra ao alcance dos leitores infantojuvenis. Esta pesquisa permite discutir aspectos textuais, históricos e culturais das adaptações, além de sugerir uma abordagem prática da introdução do Quixote em contexto escolar que estimule o empoderamento do leitor infantojuvenil, resgatando seu papel de leitor ativo na própria narrativa cervantina. Palavras-chave: Dom Quixote de la Mancha, Escolarização da leitura, Ensino de espanhol, Adaptação, Literatura infantojuvenil, Formação do leitor, Empoderamento do leitor, Literatura espanhola século de ouro, Miguel de Cervantes (1547-1616), Recepção de Quixote
Título em inglês
"Don Quixote" and the young reader: an analysis of adaptations of the work and its reception in the school context
Palavras-chave em inglês
Adaptation
Childrens and adolescent literature
Don Quixote
Miguel de Cervantes (1547-1616)
Reader development
Reader empowerment
Reading schooling
Spanish Literature of the Golden Age
Teaching Spanish
The reception of Quixote
Resumo em inglês
This research aims to propose a dialogue between the reading of Quixote in the school context and the literary studies, analyzing it by the process of transferring the Miguel de Cervantes canonical book to the childrens literary system. We focus on the main issues, faced by adapters and educators, in the complex task of providing the work to the childrens readers. This thesis allows us to discuss textual, historical and cultural aspects of the adaptations, as well as it suggests a practical approach to use of the Quixote in the school context, stimulating the empowerment of the childrens reader, and resignifying their active role in the Cervantes narrative.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-07-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.