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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-19122012-091758
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda da Silva Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Hosiasson, Laura Janina (Président)
Kanzepolsky, Adriana
Leite, Elga Ivone Pérez Laborde
Titre en portugais
O drama bufo-trágico do calavera: uma leitura de El Ideal de Un Calavera
Mots-clés en portugais
Alberto Blest Gana
Intertextualidade
Literatura chilena
Resumé en portugais
Este trabalho empreende uma leitura da obra El ideal de un Calavera (1863) do escritor chileno Alberto Blest Gana (1830-1920), tendo como objetivo investigar as construções ambíguas que permeiam a narrativa e apontam uma perspectiva trágico-cômica. Sendo assim, nosso ponto de partida é a explícita intertextualidade do romance com a Correspondência de Abelardo e Heloísa. Leitor das cartas de seu famoso homônimo, o protagonista Abelardo Manríquez identifica-se e espelha-se diretamente com a história dos amantes do século XII e através dela passa a romantizar sua própria busca amorosa. Contudo, tal busca carrega em seu bojo complicações que estão além da mera idealização amorosa, ao invés de amor encontramos a ideia fixa que o levará a entregar-se a morte. Avesso às convenções sociais, o jovem calavera, segue na contramão da sociedade chilena oitocentista, num movimento similar ao que ocorre com a personagem de Cervantes, idealiza um sonho extemporâneo ao seu tempo e ao próprio estilo da narrativa. De modo que dentro do contexto social chileno representado no romance, os sentimentos do jovem são satirizados pelo mesmo narrador por sua inadequação com os hábitos e costumes sociais da época. O desejo da personagem perturba a ordem social da convenção e por essa incompatibilidade o herói é ridicularizado e condenado desde o início do livro. Com efeito, a composição de sua personalidade advém de um intrincado jogo, cujo sentido irônico ergue-se por conta do encaminhamento da temática romântica para uma narrativa que se pretende realista. Nesse caminhar, a reflexão desenvolvida permite indicar as contradições e incoerências da sociedade chilena do início do século XIX, ao apresentar problematicamente o drama bufo-trágico do jovem anti-herói Abelardo Manríquez.
Titre en anglais
The bufo-trafic drama of calavera: a reading of El Ideal de Un Calavera
Mots-clés en anglais
Alberto Blest Gana
Chilean literature
Intertextuality
Resumé en anglais
This investigation proposes to read Chilean writer Alberto Blest Ganas novel El ideal de un calavera (1863), trying to detect the narrative ambiguous constructions that point towards a tragic-comic perspective. Our point of departure is the romances explicit intertextuality with Letters from Abelard & Heloise. Abelardo Manríquez, Blest Ganas protagonist, is an obsessive reader of his famous homonymouss letters and aims to emulate the romantic story of the twelve centurys lovers throughout his own romantic search. However, this search carries in its center complications that surpass de mere amorous idealization: instead of love, we find a fixed idea that will lead him to death. Denying social conventions, the young calavera goes on trough the opposite side of nineteen century Chilean Societys path. His peculiar way reminds Cervantess hero, idealizing a dream in complete anachronism with his historical time and with the narrative style, as well. Within the Chilean context represented in the novel, the young protagonists feelings are satirized by the narrator for its unsuitable habits and ways. The protagonists desires disturb the conventional social order and because of this incompatibility, he will be condemned from the beginning of the book. In fact, the composition of his personality comes out of an intricate game that implies an ironic sense emerging from a romantic theme towards a narrative that pretends to be realistic. Along this path, it becomes possible to follow certain contradictions and incoherencies of Chilean Society from the first half of nineteenths century, presented in a problematic way, through the form of Manríquez young anti-heros bufo-tragic drama.
 
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Date de Publication
2012-12-19
 
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