• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-22082016-112043
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Bezerra da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Kanzepolsky, Adriana (Presidente)
Marzochi, Ilana Feldman
Ramos, Julio
Título en portugués
Intersecções entre as fotografias e a narrativa de Juan Rulfo
Palabras clave en portugués
Fotografia
História
Juan Rulfo
Morte
Pedro Páramo
Tempo
Resumen en portugués
Este trabalho busca demonstrar a possível aproximação entre as fotografias e a narrativa de Juan Rulfo, em especial do romance Pedro Páramo, a partir da análise de três conceitos presentes em ambas obras, a saber, tempo, morte e história. A aproximação tem em conta as especificidades de cada uma das expressões artísticas desenvolvidas por Rulfo e não toma a sua fotografia como uma ilustração da narrativa ou vice-versa, como é comum ocorrer nas análises comparativas de suas obras. A análise dos conceitos abordados em uma e outra expressão artística do escritor-fotógrafo demonstra a problematização das mesmas questões tanto em suas fotografias como em sua narrativa a partir de abordagens distintas e, por vezes, oferecendo concepções contraditórias. A presença destes três conceitos nas produções artísticas de Juan Rulfo permite entrever que as questões que movem o seu trabalho artístico são análogas e que, através delas, podemos analisar sua obra como um todo.
Título en inglés
Intersections between Juan Rulfos narrative and photographs
Palabras clave en inglés
History
Juan Rulfo
Meath
Pedro Páramo
Photography
Time
Resumen en inglés
This research works to demonstrate the possible approximation between Juan Rulfoss photography and narrative, specially in the novel Pedro Páramo, from the analysis of three concepts present in both his oeuvre: time, death and history. This approach considers the specificity of each of the artistic expressions developed by Rulfo what avoids thinking about the photographs as illustrations of the narrative or vise versa. The analysis of the concepts addressed in both artistic expressions of the writer-photographer demonstrates the questioning of the same issues both in the photographs and in the narrative from distinct perspectives, what, sometimes, offers contradictory conceptions. However, the presence of these three concepts in Rulfos artistic oeuvre allows us to detect that the questions that motivate his work are analogous and there through we can analyze his work as a whole.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.