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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-23112010-140835
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Beatriz Moura Ferro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Maria Teresa Cristofani de Souza (Presidente)
Costa, Jose Horacio de Almeida Nascimento
Maria Filho, Valter José
Título em português
A poesia desterritorializante de Néstor Perlongher: uma leitura de Hule
Palavras-chave em português
Desejo
Desterritorialização
Identidade
Neobarroco
Portunhol
Resumo em português
Neste trabalho nos concentramos na análise das relações entre desejo e linguagem presentes, sobretudo, na obra poética Hule (1989) do argentino Néstor Perlongher. Tendo como eixo o conceito de desterritorialização, procuramos observar tais relações por meio do desdobramento de três temas que permeiam toda a obra do autor: a territorialidade, a identidade e o desejo. Observamos, principalmente, o entrecruzamento desta temática e de alguns procedimentos de experimentação poética, provenientes da estética neobarroca, utilizados pelo autor; dentre eles, citamos a utilização nos poemas de um vocabulário híbrido, em que se mesclam desde vocábulos arcaizantes e rebuscados até termos provenientes de um léxico vulgar, como gírias e jargões diversos. Formam parte destes procedimentos também as mesclas entre idiomas como o uso de termos da interlíngua que se forma do contato entre falantes das línguas portuguesa e espanhola, conhecido como 'portunhol.
Título em inglês
The deterritorializing poetry of Néstor Perlongher: a reading of Hule
Palavras-chave em inglês
Desire
Deterritorialization
Identity
Neobarroque
Portunhol
Resumo em inglês
This research concentrates on the analysis of the relation between desire and language presented in the book of poems Hule (1989) by the Argentinean Néstor Perlongher. Based on the concept of deterritorialization, we aimed at observing such relations by the study of three themes in the work of this writer: territoriality, identity and desire. In particular, we studied the intercession of this subject and of some procedures of poetic experimentation from Neobarroque esthetics, used by the writer; among them, we mention the use of poems with hybrid vocabulary, in which we can find not only a mixture of archaic but also highly refined words from a vulgar lexicon, such as slang and varied jargon. The mixture of languages are also part of these procedure, there is the use of interlanguage which is created by the contact of speakers of Portuguese and Spanish, known as "portunhol".
 
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Data de Publicação
2010-11-23
 
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