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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-26082016-144417
Documento
Autor
Nome completo
Lorena Mariel Menón
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Fanjul, Adrian Pablo (Presidente)
Hamburger, Esther Imperio
Infante, Silvana Mabel Serrani de
Kulikowski, Maria Zulma Moriondo
Salgado, Luciana Salazar
Título em português
A vida como ela é no mundo de faz de contas: uma análise enunciativa-discursiva das revistas Gente e Contigo!
Palavras-chave em português
Cena de enunciação
Discurso midiático
Estudos comparados Brasil e Argentina
Ethos
Revistas de celebridades
Resumo em português
As revistas de celebridades são fenômenos discursivos midiáticos que constroem realidades não ficcionais com traços de ficção, de alta relevância na contemporaneidade, pautada pelo binômio voyeurismo-exibicionismo. Tomamos como premissa que as revistas projetam muito mais do que banalidades de personagens famosos, pois estão atravessadas por lógicas globais filiadas à notoriedade como capital simbólico e estão marcadas por construtos culturais que, em nosso caso, associamos à dimensão histórico-social da Argentina e do Brasil. O presente estudo, portanto, trata da realidade construída e projetada como não ficção nas revistas Gente (editada e de circulação na Argentina) e Contigo! (editada e de circulação no Brasil), tendo, como tese principal, que nosso corpus, embora apresente um enquadramento transversal análogo, evidencia tendências dissonantes de idiossincrasias que emergem na materialidade do discurso. Para isso, a pesquisa desenvolve uma análise enunciativa-discursiva comparativa das revistas, no período de agosto de 2011 a maio de 2012. A análise do imbricado social no qual ocorrem as práticas sociais que permitem emergir as materialidades que analisamos, do desenvolvimento das mediações em Brasil e Argentina e das características materiais de nosso corpus pautam analogias possíveis entre as revistas e antecipam aspectos dissonantes em suas materialidades e nos efeitos de sentido projetados: a) as entrevistas são mais irreverentes e desembaraçadas na revista argentina do que na revista brasileira; b) o metadiscurso apresenta uma tensão explicitada na revista argentina, e uma harmonia aparente, na revista brasileira; c) o ethos discursivo e do ethos construído nos paratextos de personagens-celebridade midiáticos femininos mostram a projeção de um ethos vedetiano e erotizado, na revista argentina, e de um ethos dissimulado e glamorizado, na revista brasileira.
Título em inglês
The real life in the make-believe world: an enunciative-discursive analysis of the magazines Gente and Contigo!.
Palavras-chave em inglês
Argentina and Brasils comparative studies
Celebrity magazines
Enounciative scena
Ethos
Mídia discours
Resumo em inglês
The celebrity magazines are a media discursive phenomenon that build non-fiction realities with fiction characteristics, and it is a kind of phenomenon that has high relevance in the contemporariness, lined by the voyeurism- exhibitionism binomial. We take as a premise that the magazines project much more than famous carachterss banalities, because they are crossed by global logics affiliated to notoriety as a symbolic capital and they are marked by cultural constructs that, in our case, are associated with the social-historical dimension of Argentina and Brasil. This study, therefore, is about the non-fiction reality constructed and projected in the maganizes Gente (edited and currently in circulation in Argentina) and Contigo! (edited and currently in circulation in Brasil). The central thesis underpinning this research is that our corpus, although displaying an analogue transversal framework, evidences idiosyncrasies with dissonant tendencies that emerge in the discourse materiality. Thus, the reasearch developed a comparative enunciative-discursive analysis of the magazines, from August 2011 to May 2012. The social interwoven analysis in which social practices occur that allow the emergence of the analyzed materialities, the mediations development in Brasil and Argentina analysis and the material characteristics of our corpus analisys show possible analogies between the magazines and antecipate dissonant aspects in their materialities and in the effects of the projected sense: a) the interviews are more irreverent and more unshamed in the Argentinean magazine than the Brazilian one; b) the metadiscourse presents an explicit tension in the Argentinean magazine, and an apparently harmony in the Brazilian one; c) the analysis of the media feminine celebrity carachters discoursive ethos and the constructed ethos in the paratexts shows the project of a vedetiano and erotic ethos in the Argentinean magazine, and a hidden and glamorous ethos in the Brazilian one.
 
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Data de Publicação
2016-08-26
 
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