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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-31072018-172856
Documento
Autor
Nome completo
Mirella Monique Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O' (Presidente)
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Oliveira, Rosangela Aparecida Dantas de
Título em português
As representações sociais das TIC no ensino-aprendizagem de espanhol: novos olhares sobre a formação inicial de professores
Palavras-chave em português
Ensino-aprendizagem de espanhol
Formação inicial de professores
Representações sociais
TIC
Resumo em português
O objetivo deste estudo é investigar como graduandos de um curso de Letras/Espanhol representam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem do idioma e avaliar, em que medida, essas representações se transformaram ao longo da experiência de uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado na plataforma Moodle. Fundamentam teoricamente este estudo: a) uma visão do papel das representações sociais nas práticas dos indivíduos, com base nas contribuições de Jodelet (2001) e Moscovici (2003), e dos teóricos do Núcleo Central: Flament (1994), Moliner (1994; 2001), Abric (1993; 1994a; 1994b) e Sá (2015); b) a compreensão do potencial de mediação das TIC para a formação inicial de professores de línguas, cuja base são autores como, Coll (2010), Rojo (2013), Castells (2013; 2015), Horn, Staker, Christensen (2015), Valente (2015), Bautista, Borges e Forés (2016), entre outros c) e a perspectiva de Dewey (1979) sobre os critérios necessários para fazer de uma experiencia pura e simples, uma experiência educativa. Os dados foram coletados ao longo do segundo semestre de 2015, quando a disciplina Língua Espanhola foi ministrada, no curso de Letras de uma universidade pública do estado de São Paulo. Participaram do estudo oito alunos dessa disciplina. A pesquisa, de cunho etnográfico, seguiu a abordagem qualitativa-interpretativista. Os dados analisados correspondem ao discurso dos participantes que responderam aos dois questionários aplicados, no início e no fim do curso, e também na análise de um fórum de discussão específico, no qual se propôs aos discentes uma reflexão sobre o futuro da Educação mediada por tecnologias. A interpretação dos dados revelou a possível centralidade de Representações Relativizantes, cuja consequência aparente foi o discreto engajamento nas atividades propostas na sala de aula virtual. Além disso, observou-se que os estudantes vivenciaram uma experiência que pode ser considerada do tipo educativa, apesar de os critérios para tal terem sido satisfeitos apenas parcialmente, devido às escassas interações. Esses resultados parecem apontar para a necessidade de se desenvolverem mais experiências de uso das TIC ao longo da formação inicial, para uma incorporação natural delas às práticas de ensino dos futuros docentes.
Título em inglês
Social representations of ICT in Spanish teaching-learning: new insights of teachers
Palavras-chave em inglês
ICT
Initial formation of teachers
Social representations
Spanish teaching-learning
Resumo em inglês
The purpose of this study is to investigate how Spanish Language undergraduate students represent the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching-learning process of the language and to assess to what the extent these social representations change throughout the experience of using a Virtual Learning Environment (VLE), created on the Moodle platform. This study is grounded on: a) a view of the role of social representations in the practice of individuals, based on the contributions of Jodelet (2001), Moscovici (2003), and Central Core theorists: Flament (1994), Moliner (1994;2001), Abric (1993; 1994a; 1994b) and Sá (2015); b) the comprehension of how important the ICT could be for the initial formation of language teachers, based on studies developed by Coll (2010), Rojo (2013), Castells (2013; 2015), Horn, Staker, Christensen (2015), Valente (2015), Bautista, Borges and Forés (2016), among others; c) and Dewey's (1979) perspective about the criteria an experience must fulfill to be considered educational. Data were collected throughout the second semester of 2015, in the classes of Spanish II, a course that is part of the Spanish Language Teaching Program at a public university in São Paulo. Eight students participated in the study. This ethnographic research followed the qualitative interpretative approach. The data analyzed here are part of the discourse of the participants who answered two questionnaires applied at the beginning and at the end of the course. The analysis also considered the participation of the students in a specific discussion forum, in which they reflected about the future of education mediated by technologies. The analysis of the data revealed the potential centrality of Relativizing Representations, which noticeable consequence was a discreet engagement of the students in the activities proposed in the virtual classroom. In addition, the results show that the students have gone through an educational experience, although the criteria for this conclusion have not been entirely fulfilled, due to the scarce VLE interactions. These results seem to point out the need of spreading more ICT experiences throughout the initial formation of teachers so that they can incorporate these technologies into their future practices.
 
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Data de Publicação
2018-07-31
 
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