• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2007.tde-31102007-143453
Documento
Autor
Nome completo
Célia Navarro Flores
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Gonzalez, Mario Miguel (Presidente)
Atik, Maria Luiza Guarnieri
Megías, José Manuel Lucia
Valverde, Maria de La Concepcion Pinero
Vieira, Maria Augusta da Costa
Título em português
Da palavra ao traço: Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso
Palavras-chave em português
Literatura espanhola (Crítica e interpretação)
Miguel de Cervantes Saavedra
Personagens (Iconografia)
Resumo em português
Este trabalho parte do pressuposto de que, ao longo dos séculos, a imagem das personagens Dom Quixote e Sancho Pança se consolida de tal maneira a converter tais personagens em um mito com forte apelo visual. Por outro lado, essa consolidação não ocorre com a imagem da personagem Dulcinéia del Toboso, a qual não assume nenhuma forma imageticamente definitiva. Nosso objetivo é mostrar que tal fenômeno ocorre graças a dois fatores que estão intimamente relacionados: determinados expedientes cervantinos na construção dessas personagens e a tradição iconográfica da obra formada ao longo dos séculos pelos inúmeros ilustradores que recriaram as personagens de Cervantes. A partir da análise literária dos procedimentos cervantinos na construção das três personagens e do cotejo entre texto e imagens e entre imagens de diferentes séculos, chegamos a alguns resultados interessantes: a grande força icônica e a maior pontualidade do autor ao construir os protagonistas Dom Quixote e Sancho Pança propiciam uma série de leituras das personagens que convergem em direção a uma espécie de ideogramização da dupla; paralelamente, o maior perspectivismo e imprecisão na construção da personagem Dulcinéia del Toboso resulta em uma pluralidade de leituras, dentre as quais tanto coexistem fusões e justaposições de perspectivas com recriações muito particulares da personagem.
Título em espanhol
De la palabra al trazo: Don Quijote, Sancho Panza y Dulcinéia del Toboso
Resumo em espanhol
Este trabajo parte del presupuesto de que, a lo largo de los siglos, la imagen de los personajes Don Quijote y Sancho Panza se consolida de tal manera que se han convertido en un mito con gran fuerza visual. Por otra parte, esa consolidación no ocurre con la imagen de Dulcinea del Toboso, la cual no asume ninguna forma imagéticamente definitiva. Nuestro objetivo es mostrar que tal fenómeno ocurre debido a dos factores que están íntimamente relacionados: determinados procedimientos cervantinos en la construcción de esos personajes y la tradición iconográfica de la obra formada a lo largo de los siglos por los inúmeros ilustradores que recrearon gráficamente los personajes de Cervantes. A partir del análisis literario de los procedimientos cervantinos en la construcción de los tres personajes y del cotejo entre texto e imágenes y entre imágenes de diferentes siglos, llegamos a algunos resultados interesantes: la gran fuerza icónica del caballero y su escudero y la mayor precisión del autor al construir los dos personajes propician una serie de lecturas que converge hacia una especie de ideogramización de la imagen de los protagonistas; paralelamente, el mayor perspectivismo e imprecisión en la construcción del personaje Dulcinea del Toboso resulta en una pluralidad de lecturas, entre las cuales coexisten fusiones y yuxtaposiciones de perspectivas con recreaciones muy particulares del personaje.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-11-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.