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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-04122007-104232
Documento
Autor
Nombre completo
Angela das Neves
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Amaral, Gloria Carneiro do (Presidente)
Lajolo, Marisa Philbert
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Título en portugués
A volta do Horla: a recepção de Guy de Maupassant no Brasil
Palabras clave en portugués
Conto
Guy de Maupassant
Monteiro Lobato
Recepção criativa
Recepção crítica
Resumen en portugués
A dissertação A volta do Horla estuda a recepção crítica e criativa de Guy de Maupassant (1850-1893) no Brasil, o contista francês mais representativo do século XIX. Esse escritor foi lido, traduzido e comentado nos jornais Gazeta de Noticias, Correio Paulistano, Jornal do Commercio, O Estado de São Paulo (A Provincia de São Paulo, até 1889), de 1880 a 1921, bem como nos principais estudos críticos e bibliográficos de historiadores da Literatura Brasileira, os quais compõem o corpus desta pesquisa. Sua presença é também encontrada em obras ficcionais no período que compreende o Realismo-Naturalismo e o Pré-Modernismo brasileiros, de que são exemplos os livros de contos de Monteiro Lobato (1882-1948). Esse corpus, aqui analisado e interpretado, mostra-nos as diversas leituras feitas pelas variadas correntes críticas em voga no Brasil. Tomam por base critérios literários ou não-literários, estimulados pela vasta produção e particular variedade da obra em questão e pelo conhecimento difundido da vida do autor. Permite-se aqui, portanto, mais um momento de releitura crítica desse escritor, revelado por olhares ora esquecidos e não raro desconhecidos dos estudiosos de Guy de Maupassant.
Título en inglés
The Horla return: the critical reception of Guy de Maupassant in Brazil
Palabras clave en inglés
Creative reception
Critical reception
Guy de Maupassant
Monteiro Lobato
Short story
Resumen en inglés
The dissertation The Horla Return studies the critical and creative reception of Guy de Maupassant (1850-1893) in Brazil, the most representative French storyteller of the 19th century. This writer was read, translated and commented in newspapers Gazeta de Noticias, Correio Paulistano, Jornal do Commercio, O Estado de São Paulo (A Provincia de São Paulo, up to 1889), between 1880 and 1921, as well as in the main critical and bibliographical studies of Brazilian Literature historians, which compose the corpus of this research. Its presence is also found in ficcional works in the period which includes Brazilian Realism-Naturalism and Pre-Modernism, of which the story books of Monteiro Lobato (1882-1948) are examples. This corpus, here analysed and interpreted, discloses diverse readings made for the various critical current in vogue in Brazil. It has as background literary or nonliterary criteria, stimulated for the vast production and internal variety of the work itself and by the knowledge difusion of author's life. It is allowed here, therefore an additional moment of critical reading of this writer, depicted through the eyes either forgotten or unknown of Guy de Maupassant's scholars.
 
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TESE_ANGELA_NEVES.pdf (3.02 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-12-06
 
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