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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-06032013-101627
Document
Auteur
Nom complet
Isandréia Girotto dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Ishihara, Tokiko (Président)
Marinelli, Vera Lucia
Massaro, Paulo Roberto
Titre en portugais
Os estereótipos culturais no ensino-aprendizagem do FLE: teoria e prática
Mots-clés en portugais
Cultura
Didática
Ensino-aprendizagem
Estereótipos
Ficção
Humor
Interculturalidade
Resumé en portugais
Antes mesmo de entrar em contato com outro grupo social ou com uma língua estrangeira, já formamos desse outro certa imagem, a qual se propaga através de representações individuais e coletivas, passando também pelo processo de estereotipagem. Os estereótipos atuam na geração do sentido e, por isso, tornam-se foco de interesse no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Nessa perspectiva, o objeto desta pesquisa é o estudo de tais construções sociais no discurso da mídia, com o objetivo de promover um entendimento mais aprofundado da questão e analisar uma melhor maneira de aplicação didática dos estereótipos, nos cursos de língua. O estudo sobre estereótipos se baseou principalmente nos trabalhos de Ruth Amossy e Anne Herschberg Pierrot, que desenvolveram a noção de estereótipo e outros termos ligados a esse campo semântico nas várias disciplinas das ciências da linguagem. A abordagem desta pesquisa repousa, sobretudo, nos estereótipos culturais associados às imagens francesas e brasileiras que, geralmente, são transmitidas pelos meios de comunicação e reconstruídas por um grupo social. Alguns documentos midiáticos foram selecionados e analisados, para promover uma discussão em torno dessas imagens e propiciar um tratamento em direção a uma didática do estereótipo fundamentada numa perspectiva que envolve a imaginação, o humor e o senso crítico.
Titre en anglais
The stereotypes in FFL teaching process: theory and practice
Mots-clés en anglais
Culture
Didacticism
Fiction
Humor
Interculturality
Stereotypes
Teaching-learning
Resumé en anglais
Before getting in touch with another social group or with a foreign language, we already have an image which travels through individual or collective representations and also faces the stereotype process. The stereotypes act in the generation of the meaning and for that reason they become the focus of interest in the learning-teaching process of a language. Under this perspective, the object of this research is studying such social constructions in the media discourse aiming at promoting a deeper knowledge about this issue and analyzing a better method to didactically apply the stereotypes in language courses. The study about stereotypes was based mainly on Ruth Amossys and Anne Herschberg Pierrots works, who have developed the notion of stereotypes and another terms linked to this semantic field in many subjects of the language sciences. The approach of this research lies mainly on the cultural stereotypes associated to French and Brazilian images which are often transmitted through the media and rebuilt by a social group. Some documents in the media were selected and analyzed in order to promote a discussion concerning these images and originate a way to handle it towards a didacticism of the stereotype instantiated in a perspective involving imagination, humor and critical sense.
 
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Date de Publication
2013-03-06
 
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