• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-06112007-105204
Document
Auteur
Nom complet
Daniela da Silva Prado
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Amaral, Gloria Carneiro do (Président)
Leite, Guacira Marcondes Machado
Nitrini, Sandra Margarida
Titre en portugais
A recepção do 'novo romance' no 'Suplemento Literário' do jornal O Estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Alain Robbe-Grillet
Claude Simon
Estética da recepção
Nathalie Sarraute
Novo romance
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é analisar como se deu a recepção ao "novo romance" no Brasil, notadamente no "Suplemento Literário", caderno cultural que integrava o jornal O Estado de São Paulo, e foi publicado entre os anos de 1956 e 1974. Inicialmente, foi feita uma apresentação geral do "novo romance", destacando-se suas principais obras e o contexto histórico-social do qual fazia parte. O "novo romance", movimento surgido em meados dos anos 1950 na França, causou um abalo nas estruturas da arte do romance, levando certos autores a questionar e a rejeitar as técnicas tradicionais - notadamente as de inspiração balzaquiana - da concepção romanesca, que consideravam desgastadas e ultrapassadas. Entre os autores que fizeram parte do movimento e que são abordados neste trabalho, pode-se ressaltar Alain Robbe-Grillet, Michel Butor, Nathalie Sarraute e Claude Simon. Apesar de haver outros escritores integrantes do "novo romance", esses foram os que tiveram maior divulgação no "Suplemento Literário". Um dos capítulos é dedicado a Claude Simon, cujo enfoque está no prêmio Nobel de Literatura que o escritor ganhou em 1985. Neste capítulo, são estudados diversos artigos de jornais e revistas que comentaram o assunto à época, e que reagiram de forma variada a essa conquista. Alguns artigos foram analisados isoladamente mas, sempre que possível e havendo pontos de contato entre eles, procurei fazer um cotejo, visando estabelecer semelhanças e diferenças, salientando opiniões contrárias e favoráveis. Para proceder à análise dos artigos e entender a reação da crítica diante das obras dos novos romancistas, tomei como base a teoria da recepção de Hans Robert Jauss, que estabelece a instância do leitor na realização da obra, a partir do conceito de "horizonte de expectativas".
Titre en anglais
The reception to the 'nouveau roman' in the 'Suplemento Literário' by 'O Estado de São Paulo'
Mots-clés en anglais
Aesthetic of the reception
Alain Robbe-Grillet
Claude Simon
Nathalie Sarraute
Nouveau roman
Resumé en anglais
The aim of this thesis is the analysis of the reception to the "nouveau roman" through the articles presented by "Suplemento Literário", a book of reviews published by O Estado de São Paulo, from 1956 to 1974. Firstly, we presented the general characteristics of the "nouveau roman" by introducing its main writers and its social and historic background. The "nouveau roman" was a literary movement started in the late 50's of the twentieth century that changed the way to produce and read novels, by rejecting the traditional techniques, mainly those related to Balzac's style of writing, considered as obsolete. Amongst all of the writers belonging to the "noveau roman" movement, we pointed out Allain-Robbe Grillet, Michel Butor, Nathalie Sarraute and Claude Simon. Even considering the fact that there were other important writers, those were the ones most referred by the authors who wrote articles to the "Suplemento Literário". One of the chapters of the thesis is dedicated to Claude Simon, Nobel Prize in Literature in 1985. In this chapter, we collected articles published in 1985 from newspapers and magazines in order to analyse the repercussion of the award granted to him. Some of the articles were studied separately, but, when we could find common ideas in their contents, we examined the articles in a way to emphasize differences and similarities, and different points of view. The reception theory, created by Hans Robert Jauss, was our point of reference to settle the approach of the articles as well as to understand all the reaction of the experts who criticize the novels produced by the writers of "nouveau roman".
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-11-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.