• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-08022017-120300
Document
Author
Full name
Flavia Fazion
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2017
Supervisor
Committee
Lousada, Eliane Gouvêa (President)
Bueno, Luzia
Cristovao, Vera Lúcia Lopes
Faïta, Daniel
Saujat, Frédéric Aurélien
Title in Portuguese
A elaboração de Livro Didático baseado em gêneros textuais por professores de francês: análise de uma experiência
Keywords in Portuguese
Elaboração de material didático
Gêneros textuais
Trabalho docente
Abstract in Portuguese
Esta tese tem como objetivo estudar o trabalho de um grupo de professores de francês que participou do projeto de elaboração do livro didático público do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná, a fim de observar os traços de desenvolvimento profissional que podemos depreender dos textos produzidos no e sobre o trabalho ao longo desse processo. Para atingir esse objetivo, investigamos três conjuntos de textos: i) os textos que fornecem as orientações para o trabalho; ii) os textos produzidos pelos professores participantes durante a realização do trabalho (emails e relatos de experiência) e iii) os textos das entrevistas de autoconfrontação e da reunião de retrospectiva final do trabalho. As análises desses textos procuraram evidenciar como a situação de trabalho é percebida pelos professores e como isso pode repercutir em sua atividade. Para desenvolver esse estudo, adotamos duas linhas teórico-metodológicas que colocamos em diálogo, pois são decorrentes do mesmo referencial teórico, ancorado principalmente nos estudos de Vigotski ([1934] 1997, 2003, 2004). Sendo assim, adotamos o quadro teórico-metodológico proposto pela Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010; CLOT et al., 2001; CLOT; FAITA, 2000) e pela Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação (AMIGUES, 2002, 2004; SAUJAT, 2002, 2004, 2010; FAITA, 2004; FAITA; SAUJAT, 2010) para o estudo sobre o trabalho e, mais especificamente, o trabalho do professor, e o referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2005, 2006, 2008, 2013) que investiga o agir humano tendo como base a linguagem. Essas duas vertentes são complementares e foram usadas para nossas análises e interpretações. Os resultados de nossas análises nos permitiram observar como os diferentes gêneros produzidos na situação de trabalho (emails, relatos, autoconfrontações, reunião de retrospectiva) auxiliam no desenvolvimento profissional e nos permitiram compreender que o processo formativo deve possibilitar espaços, tempos e gêneros textuais diferenciados para que os professores possam se apropriar deles, de acordo com seu contexto de trabalho e nível de desenvolvimento pessoal, transformando-os em instrumentos para seu desenvolvimento profissional.
Title in English
The writing of a textbook based on textual genres by French teachers: the analysis of an experience
Keywords in English
Educational material
Teaching work
Textual genres
Abstract in English
The thesis purpose is to study the work of French teachers involved on the project of writing a public textbook to the Center of Foreign Modern Languages of Parana State. In this way, we intended to observe the professional development traits that can be seen from texts produced during and about this process. To achieve this point we investigated three texts sets: a) the texts which provide guidelines for the work; b) the texts produced by involved teachers during the work (emails and reports) and c) the texts of self-confrontation interviews and retrospective meeting in the final work. The texts analysis showed how the work situation is perceived by the teachers and how it could impact on their activity. To develop this study we adopted two theoretical and methodological lines in dialogue as they are related to the same theoretical framework, mainly anchored on Vigotski studies ([1934] 1997, 2003, 2004). Therefore, we adopted the theoretical and methodological framework proposed by the Activity Clinic (CLOT, 1999, 2010; CLOT et al., 2001; CLOT; FAITA, 2000) and Activity Ergonomics of Education Professionals. (AMIGUES, 2002, 2004; SAUJAT, 2002, 2004, 2010; FAITA, 2004; FAITA; SAUJAT, 2010) to the work study and more specifically the teachers work, and the Socio-discursive Interactionism theoretical framework (BRONCKART, 1999, 2005, 2006, 2008, 2013) that investigates the human action based on language. These two theoretical frameworks are complementary and have been used on analysis and interpretations. The analysis results allowed us to observe how different textual genres produced in the work situation (emails, reports, self-confrontation interviews, retrospective meeting) support the professional development and allowed us to understand that the teacher formative process must provide special spaces, times and textual genres for teachers to transform them into tools for their development, according to their professional environment and personal development.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2017-02-08
 
WARNING: The material described below relates to works resulting from this thesis or dissertation. The contents of these works are the author's responsibility.
  • MACHADO, Anna Rachel, e LOUSADA, E. G. As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), 2013, vol. 16, p. 35-46.
  • ROCHA, S.M., e LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. Raído , 2012, vol. 6, p. 37-54.
  • LOUSADA, E. G.. A formação inicial de professores de francês do ponto de vista da coordenação: recolocar o professor no centro do dispositivo de ensino. In CIFLE: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino, Rio de Janeiro, 2012. Anais do CIFLE.Rio de Janeiro : UFRJ, 2012. Resumo.
  • LOUSADA, E. G.. Aprendendo o métier de professor : os relatórios de experiência vivida como instrumentos da formação inicial. In Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino, Rio de Janeiro, 2012. Anais do CIFLE.Rio de Janeiro : UFRJ, 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.forproli.com.br/cifle/docs/cadresumos.pdf.
  • LOUSADA, E. G.. Transformar para compreender: uma nova perspectiva nas pesquisas sobre formação de professores. In CIFLE-Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino, Rio de Janeiro, 2012. Anais do CIFLE.Rio de Janeiro : UFRJ, 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.forproli.com.br/cifle/docs/cadresumos.pdf.
  • LOUSADA, E. G.. A noção de instrumento e seus desdobramentos para o ensino e aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais. In I encontro nacional de ensino-aprendizagem de línguas e a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade: o resgate do diálogo, São Paulo, 2012. I encontro nacional de ensino-aprendizagem de línguas e a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade: o resgate do diálogo.São Paulo : LEVYG - Língua Estrangeira e Vygotsky, 2012. Resumo.
  • LOUSADA, E. G.. La place des genres textuels dans l enseignement-apprentissage du français langue seconde. In Congrès de l'APFUCC, WATERLOO, 2012. Anais du Congres de L'APFUCC.Waterloo : University of Waterloo, 2012. Resumo.
  • LOUSADA, E. G.. O processo de elaboração de material didático de português: das prescrições oficiais ao livro didático. In 1o Seminário de pesquisa: LIvros didáticos de português, São Paulo, 2012. 1o Seminário de pesquisa: LIvros didáticos de português.São Paulo, 2012. Resumo.
  • LOUSADA, E. G.. Quelle est la place des genres textuels dans l'enseignement apprentissage d'une langue étrangère. In Colóquio Internacional em homenagem a Jean Peytard: um precursor da linguística discursiva, Mariana, 2012. Colóquio Internacional em homenagem a Jean Peytard: um precursor da linguística discursiva.Mariana : UFOP, 2012. Resumo. Disponible sur internet: http://www.letras.ufmg.br/coloquiojeanpeytard/data1/arquivos/ResumosCIHPeytard.pdf.
  • LOUSADA, E. G. Textos na formação inicial de professores: o caso do relatório de estágio. In BUENO, L., LOPES, M. A. P. T., e CRISTOVÃO, V. L. L. Gêneros textuais e formação inicial. Organizador. Campinas : Mercado de Letras, 2013{Volume}. cap. 1, p. 133-152.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08022017-120300/
  • LOUSADA, E. G., e Barricelli, Ermelinda. Formação de professores e poder de ação: os gêneros textuais como instrumentos para o agir docente. In GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos, e CORRÊA, Márcia Cristina. Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidades. Organizador. Santa Maria : PPGL Editores, 2012{Volume}. cap. 1, p. 54-81.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08022017-120300/
  • LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e perspectiva acional no ensino do francês como língua estrangeira: prescrições e instrumentos para o agir de alunos e professores. In Reinildes Dias, e Regina Lúcia Péret Dell'Isola. Gêneros textuais: teoria e prática de esnino em LE. Organizador. Campinas : Mercado de Letras, 2012{Volume}. cap. 1, p. 99-123.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08022017-120300/
  • LOUSADA, E. G., ARROYAS, F., et IRVINE, M. Apprentissage par l action et perspective actionnelle pour l enseignement des langues. In LOUSADA, E., ARROYAS, F., et IRVINE, M. http://synergies.lib.uoguelph.ca/issue/current [online]. Guelph : University of Guelph, 2013{Volume}. chap. 1.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08022017-120300/
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.