• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-23072018-165812
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Bruno Lopes da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque (Presidente)
Aranda, Maria del Carmen de la Torre
Kenski, Vani Moreira
Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'
Título em português
Práticas de expressão oral em Francês Língua Estrangeira a distância: desenvolvimento da fluência oral e da fluência digital em um curso on-line
Palavras-chave em português
Educação on-line
Fluência Digital
Fluência oral
Francês Língua Estrangeira
Resumo em português
O constante desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), sobretudo da internet, tem gerado impactos sobre diferentes aspectos da vida em sociedade. No âmbito educacional, o uso das tecnologias proporciona o surgimento de novas práticas e modalidades de ensino-aprendizagem, tal como a Educação online. Em se tratando dessa modalidade aplicada ao ensino-aprendizagem da expressão oral em Língua Estrangeira, as condições tecnológicas mais recentes possibilitam o desenvolvimento das competências para além da simples repetição, tornando-se centradas na interação (GUICHON; TELLIER, 2017). Assim, esta pesquisa tem como objetivos analisar o impacto das TIC na expressão oral dos alunos em contexto on-line, verificar em que medida as orientações e atividades podem a favorecer fluência oral e a fluência digital dos alunos e, por fim, avaliar o papel do professor durante as interações orais em ambiente on-line. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa-interpretativista com orientação metodológica da pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009) por permitir ao professor se integrar de forma mais ativa ao contexto de investigação. A produção dos dados se deu através do curso Produções orais on-line, oferecido aos alunos da Licenciatura em Letras/Francês de duas universidades públicas brasileiras e realizado a distância por meio das ferramentas Google (Google+, Drive e Hangouts). O referencial teórico que orientou a análise dos dados remete aos conceitos de fluência oral e interação no ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (SILVA, 2000; NUNAN, 203; CICUREL, 2011), Letramento e Fluência Digital (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM, 2016; PINHO, 2011), uso das TIC na abordagem por tarefas (LOUVEAU, MANGENOT, 2006). Os resultados mostraram que as ferramentas do Ambiente Virtual Google potencializaram as interações orais quando deram maior espaço de atuação aos participantes-alunos durante as aulas on-line. A fluência oral deles saiu fortalecida, sobretudo após a realização de interações espontâneas na língua-alvo. Por fim, esta pesquisa traz contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto on-line, bem como para a formação de professores que desejem desenvolver, além das competências linguísticas, a fluência digital em suas práticas docentes.
Título em inglês
Distance speaking practices in French Foreign Language: development of oral fluency and digital fluency in an on-line course
Palavras-chave em inglês
Digital fluency
French Foreign Language
On-line education
Oral fluency
Resumo em inglês
The continued development of Information and Communication Technologies (ICT), especially the Internet, has generated impacts on different aspects of life in society. In the educational field, technologies use provides the emergence of new practices and teaching-learning modalities, such as on-line Education. When it comes to this modality applied to the teaching-learning of oral expression in Foreign Language, the most recent technological conditions allow skills development beyond simple repetition, becoming focused on the interaction (GUICHON; TELLIER, 2017). Thus, this research aims to analyze the ICT impact on oral expression of students in an online context, to verify to what extent the orientations and activities can favor students oral fluency and digital fluency and, finally, to evaluate the teacher role during oral interactions in the on-line environment. The research developed is qualitativeinterpretative with an action-research methodological orientation (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009) for allowing the teacher to integrate more actively into the research context. The data was produced through the course "On-line oral productions", offered to the Literature/French Degree students of two Brazilian public universities and carried out at a distance through Google tools (Google+, Drive and Hangouts). The theoretical framework that guided the data analysis refers to concepts of oral fluency and interaction in the Foreign Languages teaching-learning (SILVA, 2000, NUNAN, 203; CICUREL, 2011), Literacy and Digital Fluency (DUDENEY, HOCKLY and PEGRUM, 2016; PINHO, 2011), ICT use in the taskbased approach (LOUVEAU, MANGENOT, 2006). The results showed that Google Virtual Environment tools enhanced oral interactions when they gave more space to the student-participants during on-line classes. Their oral fluency was strengthened, especially after spontaneous interactions in the target language. Lastly, this research brings contributions to the foreign languages teaching-learning in an on-line context, as well as for the training of teachers who wish to develop, in addition to language skills, digital fluency in their teaching practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.