• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-30012009-164407
Documento
Autor
Nombre completo
Zeina Abdulmassih Khoury
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei (Presidente)
Marinelli, Vera Lucia
Massaro, Paulo Roberto
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Travaglia, Neuza Goncalves
Título en portugués
A simulação global como medidora na aprendizagem do vocabulário em aulas de francês língua estrangeira: criar para aprender e interagir
Palabras clave en portugués
Aprendizagem do vocabulário
Autonomia
Criatividade
Francês língua estrangeira
Interação
Motivação
Simulação global
Resumen en portugués
Esse estudo investiga a aprendizagem de vocabulário através da metodologia de Simulação Global (SG), visando mostrar sua utilização como estratégia pedagógica, criativa, interativa, motivadora e eficaz em aula de língua francesa. Tal aprendizagem é vista como um processo social, dinâmico e complexo, envolvendo um grande número de variáveis, dentre as quais as cognitivas e as afetivas desempenham um papel de extrema relevância, e que tem a sala de aula como o cenário social onde professor e alunos constroem conhecimento em conjunto através da negociação. Nesta pesquisa são analisadas as experiências anteriores de aprendizagem de língua estrangeira (língua francesa) dos aprendizes, suas concepções em relação ao ensino de língua estrangeira (LE) e, especialmente, em relação ao vocabulário, a experiência atual de aprendizagem com a SG, bem como a aprendizagem do vocabulário nesse contexto. Na SG, os alunos aprendem em contextos reais de comunicação. As atividades propostas nessa metodologia estimulam a criatividade e a tomada de decisões dos aprendizes e funcionam como mediadores da interação, proporcionando a construção de conhecimento lingüístico-comunicativo e cultural da língua francesa. Vinte e cinco alunos de nível intermediário em língua francesa participaram deste estudo. Os dados foram coletados em um curso de língua francesa, de quarenta e cinco horas, na Universidade Federal de Uberlândia/MG, entre dezembro 2007 e fevereiro de 2008. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram questionários e testes de vocabulário. Observando o processo de ensinoaprendizagem, verificamos que, durante as atividades de SG, os aprendizes construíram seus conhecimentos, conjunta e colaborativamente na língua francesa, interagindo e negociando com seus pares. Feita a análise dos dados, constatamos que a utilização da metodologia SG contribui de maneira significativa para a aprendizagem do vocabulário, pois os alunos memorizam e aprendem mais facilmente as palavras quando estas são (re)utilizadas nas diversas atividades criativas da Simulação Global. Este estudo apresenta, ainda, várias contribuições para a pesquisa em aprendizagem de LE (língua francesa), devido a seu formato inovador e dinâmico, que considera importante a influência dos aspectos cognitivos e sociais na aprendizagem do vocabulário de uma LE.
Título en inglés
The global simulation as a measurer in learning of vocabulary in french classes foreign language: create to learn and interact
Palabras clave en inglés
Autonomy
Creativity
French as a foreing language
Global simulation
Interaction
Motivation
Vocabulary learning
Resumen en inglés
This study investigates vocabulary learning through the Global Simulating (SG) methodology, aiming at presenting its use as a pedagogical strategy, interaction mediation and creativity motivator in the French class, and its efficiency on vocabulary learning. Vocabulary learning is taken as a social dynamic and complex process involving a wide range of variables, within which cognitive and affective variables play an extremely important role. Such process considers the classroom to be a social environment, where learners and teacher build knowledge through negotiation. We analyze participants prior foreign language learning experiences, their conceptions about foreign language, and especially their conceptions about vocabulary. The latter is related to participants current experience within SG learning context, and we also analyze how experiences and conceptions interfere in the learners actions. The main hypothesis that guides this study is that SG stimulates creativity and learners decision making, which work as interaction mediators, providing French cultural linguistic and communicative knowledge building. Twenty-five intermediate level students of French took part in this research. Questionnaires and vocabulary tests were used for data colleting in a French class at the Federal University of Uberlândia (MG- Brazil), from December 2007 to February 2008, totalizing 45 hours. The data reveal that, during SGs activities, learners build knowledge jointly and collaboratively, interacting and negotiation with peers. The results suggest that SG use brings significant contribution to vocabulary learning as students memorize and acquire lexical items more easily when they are used and re-used in creative activities and simulations. The study brings contribution to the FL teaching and learning field because it is innovative, creative and dynamic, and it considers the influence of cognitive and social aspects in the process of vocabulary learning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.