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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2024.tde-03072024-183251
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Abrantes da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Farias, Jailine Mayara Sousa de
Fernandes, Alessandra Coutinho
Ferraz, Daniel de Mello
Título em português
Expansão ontoepistemológica e práticas pedagógicas na sociedade digital: novas perspectivas para o processo de letramentos
Palavras-chave em português
Decolonização epistêmica
Letramentos digitais
Mente social
Multiletramentos
Ontoepistemologia
Sociedade digital
Resumo em português
Esta tese é fruto de uma investigação sobre as potencialidades de expansão ontoepistemológica que, ancoradas nos letramentos digitais, visam revisar a educação e desenvolver práticas pedagógicas alinhadas aos desafios impostos pela sociedade digital (Monte Mor, 2014, 2017). Nesse contexto, o paradigma ciber-social é proposto como uma via para realçar a perspectiva humana na interação entre humanos e tecnologia (Cope; Kalantzis, 2023a, 2023b). Através de uma pesquisa colaborativa e de design em educação, foi explorada uma plataforma educacional digital fundamentada nos princípios dos multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2023d). Esta plataforma permitiu implementar um discurso de sala de aula (Cazden, 2001) que promoveu a colaboração entre pares com o objetivo de favorecer a aprendizagem através de uma prática de letramento. Os resultados demonstram que o ambiente digital permite expandir as fronteiras dos letramentos, habilitando os estudantes a integrarem seus processos de conhecimento e experiências pessoais na produção de saberes, conforme propõe a pedagogia dos multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2015). Esta prática resultou na participação ativa na mente social (Gee, 2014), contribuiu para a decolonização epistêmica e fortaleceu a inscrição na memória coletiva (Rizan, 2018). O capítulo final da tese aborda como as persistentes desigualdades sociais no Brasil representam um obstáculo para a implementação de projetos dessa natureza em uma escala mais ampla e diversificada nas escolas brasileiras
Título em inglês
Onto-Epistemological expansion and pedagogical practices in the digital society: new perspectives on the literacies process
Palavras-chave em inglês
Digital literacies
Digital Society
Epistemic decolonization
Multiliteracies
Ontoepistemology
Social mind
Resumo em inglês
This thesis is the result of an investigation into the potential for onto-epistemological expansion that, anchored in digital literacies, aims to revise education and develop pedagogical practices aligned with the challenges posed by the digital society (Monte Mor, 2014, 2017). In this context, the cyber-social paradigm is proposed to highlight the human perspective in the interaction between humans and technology (Cope; Kalantzis, 2023a, 2023b). Through collaborative and design-based educational research, a digital educational platform grounded in the principles of multiliteracies was explored (Cope; Kalantzis, 2023d). This platform enabled the implementation of classroom discourse (Cazden, 2001) that promoted peer collaboration with the aim of fostering learning through a literacy practice. The results demonstrate that the digital environment allows for the expansion of literacy boundaries, enabling students to integrate their knowledge processes and personal experiences in the production of knowledge, as proposed by the pedagogy of multiliteracies (Cope; Kalantzis, 2015). This practice resulted in active participation in the social mind (Gee, 2014), contributed to epistemic decolonization, and strengthened inscription in collective memory (Rizan, 2018). The final chapter of the thesis addresses how persistent social inequalities in Brazil pose an obstacle to the implementation of projects of this nature on a broader and more diverse scale in Brazilian schools
 
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Data de Publicação
2024-07-03
 
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