• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-04042012-153310
Documento
Autor
Nome completo
Andréa Machado de Almeida Mattos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Jordão, Clarissa Menezes
Jorge, Miriam Lúcia dos Santos
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título em português
O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania.
Palavras-chave em português
Cidadania
ensino de inglês como LE
Globalização
Lletramento crítico
Novos letramentos
Resumo em português
Esta pesquisa investigou a atuação pedagógica de três professores de inglês como LE na escola pública, que participaram de um curso de formação continuada, tendo por base as teorias dos novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico. Alguns dos objetivos específicos deste trabalho foram investigar a utilização pelo professor das teorias sobre novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico na sala de aula de inglês como LE, identificar, na ação do professor de inglês como LE, os procedimentos didático-pedagógicos que refletem ações locais em oposição a ações globais, e compreender como essas ações do professor podem influenciar o processo de ensino/aprendizagem. Por fim, analisou-se como a atuação pedagógica do professor pode contribuir para a formação da cidadania dos alunos envolvidos. A introdução deste trabalho apresenta os objetivos gerais e específicos que nortearam sua realização, sua justificativa, e suas premissas e perguntas de pesquisa, assim como o lócus de enunciação da pesquisadora, a metodologia utilizada, o contexto e os participantes. Os quatro capítulos centrais versam sobre temas específicos que embasaram a coleta e a análise dos dados. O Capítulo 1 revisa o conjunto de teorias que formam a perspectiva dos novos letramentos, principal base teórica deste trabalho, discorrendo sobre noções de alfabetização e letramento no sentido tradicional até chegar à visão dos letramentos, conforme autores já clássicos das principais ideias dos novos letramentos e multiletramentos. O Capítulo 2 apresenta o corpo principal de dados coletados durante esta pesquisa, analisando-os e discutindo-os com base na abordagem sociocultural para os letramentos, conforme as sugestões de Lankshear, Snyder e Green (2000). O Capítulo 3 trata de questões referentes aos recentes processos de globalização e sua influência no ensino de inglês no Brasil, principalmente no que se refere à escola pública. O Capítulo 4 debate noções tradicionais e contemporâneas de cidadania e sua relação com o ensino de inglês na escola regular, fazendo referência ao papel da língua inglesa na formação do aluno-cidadão. O capítulo final tece algumas considerações sobre a pesquisa que se referem de maneira geral a todos os temas abordados e discorre sobre as implicações da pesquisa realizada, principalmente no que diz respeito à formação do professor de inglês como LE e à educação para a cidadania.
Título em inglês
The Teaching of english as a foreign language in public schools: new literacies, globalization and citizenship
Palavras-chave em inglês
citizenship
critical literacy
globalization
new literacies
teaching EFL
Resumo em inglês
This research investigated the pedagogic practice of three EFL teachers in public schools, who attended an in-service education course, based on the theories of new literacies, multiliteracies and critical literacy. Some of the specific objectives of this study were to investigate the use of the theories of new literacies, multiliteracies and critical literacy by the teacher in the EFL classroom, to identify, in the practice of the EFL teacher, the pedagogic procedures that reflect local actions in opposition to global actions, and to understand how these actions can influence the teaching/learning process. Finally, another specific aim of the research was to analyze how the teachers pedagogic practice can contribute to the citizenship education of the students involved. The introduction states the general and specific objectives that guided the implementation of this research, its rationale, its premises and the research questions, as well as the researchers locus of enunciation, the methodology, the context and the participants. The four main chapters are concerned with specific issues that support the collection and analysis of the data. Chapter 1 reviews the set of theories that constitute the perspective of the new literacies studies, the main theoretical basis of this research, discussing notions of literacy and literacies, from the traditional view of literacy to the now-classic ideas of the main authors of the new literacies and multiliteracies studies. Chapter 2 introduces the main body of data collected during this research, analyzing and discussing them based on a sociocultural approach to literacy, according to the suggestions of Lankshear, Snyder and Green (2000). Chapter 3 deals with issues related to the recent processes of globalization and its influence on teaching English in Brazil, especially with regard to public school. Chapter 4 debates traditional and contemporary notions of citizenship and its relationship with the teaching of English in regular schools, making reference to the role of English in the education of the student-citizen. The final chapter offers some thoughts about the research that generally refer to all the themes considered and discusses the implications of the research, especially with regard to EFL teachers development and citizenship education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-04-04
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MATTOS, Andrea M. A. Narrativas, Identidades e Ação Política na Pós-Modernidade [doi:10.1590/S0101-73302010000200015]. Educação e Sociedade [online], 2010, vol. 31, n. 111, p. 587-602.
  • MATTOS, Andrea M. A., e VALÉRIO, Kátia M.. Letramento Crítico e Ensino Comunicativo : Lacunas e Interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online], 2010, vol. 10, n. 1, p. 135-158. [acesso 2012-06-02]. Disponível em : <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/rbla/arquivos/96.pdf>
  • MATTOS, Andrea M. A.. Novos Letramentos, Ensino de Língua Estrangeira e o Papel da Escola Pública no Século XXI. Revista X [online], 2011, vol. 1, n. 1, p. 33-47. [acesso 2012-06-02]. Disponível em : <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/22474>
  • MATTOS, Andréa M. A.. Education for Citizenship: Introducing Critical Literacy in the EFL Classroom. In GILLIES, Robyn. Pedagogy : New Developments in the Learning Sciences. Organizador. New York : Nova Science Publishers, Inc., 2013. chap. 10. p. 191-212.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.