• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-06112007-115505
Documento
Autor
Nombre completo
Sirlei Santos Dudalski
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Milton, John (Presidente)
Jorge, Miriam Lúcia dos Santos
O'Shea, José Roberto Basto
Resende, Aimara da Cunha
Zwilling, Carin
Título en portugués
O ensino da dramaturgia shakespeariana no Brasil: realidade e perspectivas
Palabras clave en portugués
Dramaturgia shakespeariana
Ensino de literatura
Ensino superior
Pedagogia crítica
Pensamento de Paulo Freire
Resumen en portugués
De inspiração etnográfica, esta pesquisa tem por objetivo a tentativa de mapear a realidade do ensino-aprendizagem da dramaturgia shakespeariana no ensino superior brasileiro, trazendo à tona, além das questões literárias, questões pedagógicas e metodológicas. Desse modo, o caráter interdisciplinar é enfatizado, tendo sempre em mente, entretanto, as especificidades do texto dramatúrgico. Com base na filosofia educacional de Paulo Freire e de alguns de seus seguidores, principalmente Henry Giroux, bell hooks e Moacir Gadotti, propõe-se refletir sobre esse ensino-aprendizagem no contexto do início do século XXI, marcado pela intensa influência do cinema, da televisão e da internet. Para tanto, foram observadas algumas aulas da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo. Nessa última, por um período de quatro anos. Foram entrevistados professores de Literaturas de Expressão Inglesa, de diversos estados brasileiros, shakespearianos e não shakespearianos. Questionários fizeram parte do estudo, além da discussão de alguns textos teóricos relacionados à literatura e ao seu ensino, como, por exemplo, o trabalho de Elaine Showalter e da professora brasileira Lígia Chiappini. O desejo de ação transformadora, presente na pedagogia crítica, cujas sólidas raízes se encontram no pensamento freireano, a prática de alguns docentes, assim como as vozes de discentes, em sua maioria da Universidade de São Paulo, impulsiona-nos a reconhecer a necessidade incessante de refletir sobre a nossa ação pedagógica. Uma ação que também se faz política, ampliando as possibilidades do debate em prol de um ensino mais crítico.
Título en inglés
The teaching of Shakespearean dramaturgy in the Brazil: reality and perspectives
Palabras clave en inglés
Critical pedagogy
Higher education
Literature teaching
Paulo Freire's thinking
Shakespearean dramaturgy
Resumen en inglés
This study, which has an ethnographic base, maps the teaching of Shakespeare in Brazilian universities and raises literary, educational and methodological questions. It is thus an interdisciplinary study but does not lose sight of the specific qualities of the dramatic text. Using the educational philosophy of Paulo Freire and his followers, especially Henry Giroux, bell hooks and Moacir Gadotti, it examines the teaching and study of Shakespeare at the beginning of the 21st century, which has been marked by the influence of the cinema, television and Internet. The methodology used includes the observation of classes at the Federal Universities of Santa Catarina and Rio de Janeiro and the University of São Paulo, where classes were observed during a period of four years. Interviews were made with university teachers of Literatures in English, both Shakespearians and non-Shakespearians, in a number of Brazilian states. Questionnaires were also used to discover the opinions of students and teachers. In addition to the work of Paulo Freire, that of Elaine Showalter and the Brazilian professor Ligia Chiappini were also used to provide a theoretical framework. The desire for transforming actions, which can be seen in critical pedagogy and which is rooted in the thinking of Paulo Freire, and the practice of certain teachers, the voices of students, the majority of whom are from the University of São Paulo, helps us to realise the need to reflect on our educational actions. This action is also a political action, thereby widening the possibilities of debate for a more critical teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-11-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.