• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-08082007-140125
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel de Mello Ferraz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Braga, Denise Bértoli
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título en portugués
Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês
Palabras clave en portugués
Cinema
Leitura
Letramento crítico
Letramento visual
Pedagogia crítica
Resumen en portugués
O principal objetivo dessa pesquisa é investigar a leitura de imagens pelo aluno universitário. Essa análise se deu nas aulas de inglês em dois ambientes universitários: uma universidade privada e uma pública ambas do Estado de São Paulo. A importância dos estudos da leitura através da imagem fílmica se dá pelo fato de influenciarem a realidade social. Vimos que esses estudos poderiam se inserir nos novos letramentos, ou seja, numa postura em relação ao educar onde interesses educacionais se engajem pela mudança social, diversidade cultural, igualdade econômica e direito político (Luke & Freedbody 1997:1). Esses estudos foram influenciados pelas teorias Freire que é reconhecido como um dos fundadores da pedagogia crítica. Similarmente importante foram os estudos da filosofia da linguagem que compuseram os estudos base dessa pesquisa e nos permitiram maior entendimento para análise e interpretação dos dados coletados. Alguns teóricos fundamentais para esse embasamento foram Derrida, Foucault, Bakhtin, Bourdieu, Giroux, Luke, Morin, entre outros. A primeira etapa consiste em analisar os discursos dos professores e dos alunos no que diz respeito ao que entendem por leitura. Através dos discursos analisados, discutimos também suas visões de pedagogia e letramento. A segunda etapa busca localizar processos de ruptura através de leituras que revelam construções de sentidos pelos alunos. A terceira e última etapa foca os estudos das imagens pelos alunos e professores através de suas visões do que esses estudos possam representar. Para a investigação e análise dos eventos, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico, ou seja, utilizamos algumas das premissas da pesquisa etnográfica, não seguindo, entretanto, estritamente seus métodos de pesquisa. As conclusões parciais revelam que em ambas as universidades há ainda 1. uma necessidade de rever a educação dentro dos novos conceitos de letramentos e pedagogia crítica. 2. que em ambas as universidades (mormente na uniA) ainda predominam paradigmas positivistas no ensino de leitura, 3. alunos e professores revelam, em muitos momentos, uma tendência a um reprodutivismo (Bourdieu 1982) e críticoreprodutivismo (Saviani 1990) 4. em outros momentos, alunos e professores buscaram ao longo dos cursos processos de ruptura através de construções de sentidos
Título en inglés
Investigation of the reading of images by the university student: english teaching´s critical literacy
Palabras clave en inglés
Cinema
Critical literacy
Critical pedagogy
Reading
Visual literacy
Resumen en inglés
The main objective of this study is to investigate the reading of images by the university student. This analysis took place in the English classes in two universities, a private and a public university of the state of São Paulo. The importance of the studies of reading of film imagens comes by their influence regarding social reality. We perceived that these studies could be inserted in education literacy studies, so to speak in an educational posture where interests are committed to social change, cultural diversity, economic equity and political enfranchisement (Luke & Freedbody 1997:1). Such literacy studies were initiated by Freirean theories. Freire is recognized as one of the founders of critical pedagogy. Similarly important were the studies on the philosophy of language which compounded the basis of this research. They also provided more comprehension for the analysis and interpretation of the data. Some theoreticians were fundamental provided that they contributed enourmously for the thoretical framework of this research: Derrida, Foucault, Bakhtin, Bourdieu, Giroux, Luke, Morin, among others. The first chapter consists in analysing the discourses of teachers and students regarding their comprehension of reading. Through the analysed discourses, we also debate their views of pedagogy and literacy. The second part analyzes the processes of rupture provided through students´ meaning making. The last chapter focuses on the reading of images by teachers and students through their representations of what reading images could be. For the investigation and analysis of events, an ethnographic research is applied which means that some of the premises of the ethnographic research are respected and some others are not utilized. The partial conclusions reveal that both universities 1. call for a re-evaluation of an education within new concepts such as literacies and critical pedagogy 2. that in both universities positivistic paradigms prevail when reading practices are concerned 3. students and teachers often tend to reproductivism (Bourdieu 1982) in a criticalreproductivism (Saviani 1990) 4. throughout the courses some other circumstances revealed that teachers and students searched for processes of rupture through meaning making
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.