• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-09052014-100736
Documento
Autor
Nome completo
Diego Marsicano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Taille, Elizabeth Harkot de La (Presidente)
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim
Sampaio, Glória Regina Loreto
Título em português
O papel das didascálias na instauração de paixões em The December Man
Palavras-chave em português
Didascália
Fazer missivo
Semiótica
Teatro
Tensividade
Resumo em português
As didascálias, também conhecidas como rubricas ou indicações cênicas, ocuparam quase sempre um lugar marginal nos manuscritos e nas edições impressas de peças teatrais, figurando frequentemente como notas no canto da página ou abaixo das falas, que por sua vez recebiam todo o destaque. Entretanto, as didascálias constituem um elemento essencial na construção do sentido da peça, independentemente do fato de determinada montagem ter seguido integralmente as rubricas originais do autor ou ter criado outras para substituí-las. Esta dissertação se debruça sobre a instauração de paixões através das gradações tensivas observadas a partir das didascálias e de seus possíveis desdobramentos, na peça canadense The December Man (LHomme de Décembre), de Colleen Murphy. Para tanto, analisamos o discurso teatral segundo a semiótica greimasiana, a partir dos três níveis de abstração, a fim de estabelecermos a construção do sentido na peça. Como nosso objetivo inicial era investigar uma possível coerência entre o texto ficcional (falas) e o natural (rubricas), fizemos também um levantamento de algumas acepções e práticas atinentes às indicações cênicas, ficando claro que são majoritariamente entendidas como termo acessório ao texto e não como elementos intrínsecos. Outro de nossos objetivos era fornecer aos encenadores subsídios capazes de motivar as ações das personagens sobre o palco. Assim, procuramos determinar e analisar a paixão que prevalece na peça, a fim de demonstrar como as relações eram revestidas afetivamente e encontrar uma paixão que fosse forte o suficiente para agir como motor do trágico. Constatamos que a revolta foi o sentimento que impulsionou e motivou todas as ações das personagens. Após observarmos as relações afetivas, isolamos as didascálias para estabelecermos uma possível constituição tensiva destas últimas (Claude Zilberberg, 2006 e 2007). O elo que conferiu consistência e coerência a todas as análises e observações anteriores, que estavam um tanto desconexas, foi o fazer missivo. Desse modo, pudemos compreender melhor o papel das rubricas na construção dos efeitos de sentido em The December Man. Assim, verificamos que não só há coerência entre o texto falado e as indicações cênicas, mas também que um não se dissocia do outro. As didascálias reforçam e modulam o discurso de forma tensiva, demarcando e reiterando as tensões das falas através das imagens construídas a partir da iluminação, do cenário e da indumentária. Constituem uma figurativização, carregam valores culturais e, com isso, contribuem para o efeito de carga axiológica, valorativa e afetiva das cenas.
Título em inglês
The role of didascalie in the establishment of passions in The December Man
Palavras-chave em inglês
Didascalie
Semiotics
Tensive model
Theatre
Resumo em inglês
Didascalie or Didascaliae, also known as stage directions or notes, have almost always occupied a marginal place in the manuscripts and printed editions of plays, often appearing as notes on the corner of the page or below the lines, which receive all the attention. However, didascalie constitute an essential element in the construction of the meaning of a play, regardless of whether a particular play entirely follows the authors directions or creates others to replace them. This dissertation focuses on the establishment of passions and tensive grading observed in didascalie, as well as on their possible outcomes in the Canadian play The December Man (L'Homme de Décembre), written by Colleen Murphy. For this purpose, we have analyzed the theatrical discourse according to the French semiotics framework, based on the three levels of abstraction (fundamental, narrative and discursive), in order to establish the mechanisms of meaning construction in the play. As our initial goal was to investigate the connection between the fictional text (lines) and the natural one (didascalie), we also surveyed some concepts and practices related to stage directions, which are mostly understood as supplementary material rather than as intrinsic to the fictional text. Another goal of ours was to provide subsidies to directors and actors to motivate the latters actions on stage. Thus, we sought to determine and analyze the plays prevailing passion, in order to show how relationships were emotionally coated and how a passion could act as the motor of the tragic actions. We found that defiance was the feeling that motivated the characters actions. After that, we isolated the didascalie to examine their tensive characteristics (Claude Zilberberg, 2006 and 2007). The missive doing (faire missif) proved to be the organizing principle that gave consistency and coherence to the partial analyses. Thus, we can better understand the role of stage directions in the mechanisms of meaning construction in The December Man: not only do we find that there is coherence between the spoken text and stage directions, but also that they are interwoven. The didascalie enhance and modulate discourse in a tensive way, showing and reiterating the tensions of both the verbal text and action, through the images constructed from the lighting, scenery and costumes. They constitute a figurativization strategy and, thus, convey cultural values and thereby contribute to the effect of the axiological and emotional constructions of the scenes on the plays audience.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-05-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.