• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-10022014-103956
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Alves de Lima do Valle
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Ferraz, Daniel de Mello
Lopes, Carlos Renato
Título en portugués
Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma
Palabras clave en portugués
Comunicação multi-plataforma
Design educacional
Design instrucional
Estratégia de conteúdo
Mídia
Multimodalidade
Narrativa
Narrativas transmidiáticas
Resumen en portugués
As novas dinâmicas de interação possiblitadas pela Web 2.0 reformulam a aprendizagem como atividade que se estende a diversas áreas ligadas ao saber. Aprender à luz das novas tecnologias exige estratégias que se adequem às possibilidades de interação com a informação, conforme particularidades das mídias em que elas se fazem disponíveis, as particularidades de aprendizagem de cada indivíduo e o contexto que determina necessidades de acesso. Educadores, designers instrucionais / educacionais e estrategistas de conteúdo revisam, invariavelmente, processos para melhor compreender os mecanismos pelos quais informação é transformada em conhecimento. Esses estão aptos a interpretar os métodos pelos quais indivíduos processam informação e apropriam conteúdos de origens variadas em uma prática que podemos chamar aprendizagem ou meaning making. Nesse contexto, surge o conceito de narrativas transmidiáticas, capaz de abarcar as práticas de aprendizagem que, multifacetadas, são possibilitadas pelos recursos midiáticos que compõem nosso cotidiano. A construção de significado se dá na medida em que construímos narrativas, linhas mestras coerentes que nos permitem interagir de forma eficiente com os diferentes conteúdos aos quais temos acessos. Esse trabalho investigou o conceito de narrativa e o impacto da utilização de mídias na forma de interagir com os outros e, também, com o conhecimento; a aprendizagem no contexto das narrativas transmidiáticas; dois exemplos concretos e distintos em que aprende-se através de narrativas construídas a partir do uso combinado de mídias. Por fim, buscou-se apontar novos caminhos a serem explorados por pesquisadores interessados na forma como aprendizagem e comunicação se dão em um contexto caracterizado pelas mídias digitais.
Título en inglés
Transmedia narratives: learning, communication and content strategists in multi-platform initiatives
Palabras clave en inglés
Content strategy
Educational design
Instructional design
Media
Multi-platform communication
Multimodality
Narrative
Transmedia narratives
Resumen en inglés
The new dynamics empowered by web 2.0 reframes learning as an activity that permeates different areas of knowledge. In the light of new technologies, the goal of reaching a certain knowledge demands adequate strategies. These must be appropriate to the various possibilities of interaction with information, according to media's affordances, individual's learning particularities and the context that determined individual necessities of access. Educators, educational / instructional designers and content strategists invariably revise procedures to better understand the mechanics through which information is turned into knowledge. These professionals are able to understand the methods through which individuals process information and appropriate content from different resources in a practice that we can call learning or meaning making. In this context, appears the term transmedia narratives: a concept that encompasses plural learning practices enabled by media resources that compose our reality. Meaning making happens as we build narratives, coherent guidelines that empower ourselves to interact efficiently with the different types of content we have access to. This study investigated the concept of narrative and the impact of media in our ways to interact with others and with knowledge; learning in the context of transmedia narratives; two concrete and distinct examples in which one learn through narratives built with the use of various combined media. Finally, this study aimed to indicate new research pathways to be explored by researchers interested in the way learning and communication happen in a context determined by the digital media.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.