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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-10092015-154351
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Silva Paes Landim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Maciel, Ruberval Franco
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título en portugués
O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
Palabras clave en portugués
Educação de Jovens e Adultos
Ensino de língua estrangeira
Letramento crítico
Língua inglesa
Novos letramentos
Resumen en portugués
Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de cunho etnográfico, que visou compreender as relações entre letramentos escolares e letramentos sociais entre alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta de dados ocorreu em duas comunidades escolares, localizadas na cidade de São Paulo, com suas respectivas professoras, por meio da observação de aulas, entrevistas formais e informais e questionários. Para compreender as relações entre letramentos escolares e sociais no contexto investigado, baseamos nossas análises nos estudos de letramentos novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico (KALANTZIS e COPE, 2003, 2005, 2008, 2012, 2013; GEE, 2004; KRESS 2003, 2011; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2011; LEMKE 2010; MONTE MÓR, 2006, 2007, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011) que levam em conta os efeitos educacionais das mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas advindas da globalização e da cultura midiática e digital. As análises apontaram, neste contexto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcadamente sensível a questões de marginalização social dos sujeitos por ela atendidos, para tanto distanciamentos e quanto aproximações entre ambos os tipos de letramento, evidenciando as relações conflituosas entre as concepções e as práticas pedagógicas observadas.
Título en inglés
English from Adult Education to life: social and school literacies reflected
Palabras clave en inglés
Adult Education
Critical literacies
English as a foreign language
English language
New literacies
Resumen en inglés
This qualitative-interpretative research, with ethnographic elements, aimed at investigating the relations between school literacies and social literacies in Adult Education . Its data was collected in two school communities, in the city of São Paulo, with their respective teachers, through class observation, formal and informal interviews and questionnaires. In order to understand such relations in the targeted context, we based our analyses in the literacies studies new literacies, multiliteracies, critical literacies (KALANTZIS e COPE, 2003, 2005, 2008, 2012, 2013; GEE, 2004; KRESS 2003, 2011; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2011; LEMKE 2010; MONTE MÓR, 2006, 2007, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011), which take into consideration educational effects towards the social, cultural, economic and political changes resulting from globalization and media and digital culture. Our analysis pointed that, especially in the context of Adult Education, markedly sensitive to issues of social marginalization of the subjects it serves, there are both distance and approximation of the two types of literacies, highlighting conflicted relations between pedagogical concepts and practices which were observed.
 
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Fecha de Publicación
2015-09-10
 
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