• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Érika Bodstein
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ilari, Mayumi Denise Senoi (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Camati, Anna Stegh
Koudela, Ingrid Dormien
Título em português
Macbeth, segundo o Théâtre du Soleil: e a banalidade do humano no mundo contemporâneo
Palavras-chave em português
Ariane Mnouchkine
Macbeth
Teatro inglês
Théâtre du Soleil
William Shakespeare
Resumo em português
Este trabalho tem por objeto de estudo a peça Macbeth une Tragédie de William Shakespeare comme elle est actuellement jouée au Théâtre du Soleil (2006), texto traduzido, adaptado e encenado por Ariane Mnouchkine, e investiga o processo criativo do Théâtre du Soleil no decurso da montagem, e os diversos elementos que compõem o espetáculo em cena, analizando a atualidade e a pertinência política do texto shakespeareano, e da encenação mnouchkiniana, na contemporaneirdade, e sua inserção no contexto histórico da prestigiosa companhia francesa, que se mantém como um coletivo de teatro, ativo e criativo, desde a sua fundação, em 1964. A dissertação propõe reflexões sobre o conceito arendtiano de banalidade do mal, e sua aplicação à encenação contemporânea de Macbeth, pelo Théâtre du Soleil.
Título em inglês
Macbeth, according to Théâtre du Soleil: the banality of humanity in the contemporary world
Palavras-chave em inglês
Ariane Mnouchkine
English theater
Macbeth
Théâtre du Soleil
William Shakespeare
Resumo em inglês
This work aims to study the adaptation of the play Macbeth une Tragédie de William Shakespeare comme elle est actuellement jouée au Théâtre du Soleil (2006), translated and directed by Ariane Mnouchkine. It also investigates Théâtre du Soleils creative process during rehearsals, as well as the many elements which constitute the staging of the theatrical piece. This is achieved through the analysis of Shakespeares original play, its current political relevance and Mnouchkines stage version in our times. The piece is also considered with regards to the prestigious French companys history, a remarkably active and creative theatre group since its 1964 foundation. The dissertation finally reflects upon Théâtre du Soleils Macbeth contemporary stage version through Hannah Arendts concept of the banality of evil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.