• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-15082017-133712
Document
Auteur
Nom complet
Guilherme Adami
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Président)
Ferraz, Daniel de Mello
Hashiguti, Simone Tiemi
Mariotti, Ana Teresa Gavião Almeida Marques
Titre en portugais
O drama do ensino: a atuação do sujeito da crítica sujeito à crítica
Mots-clés en portugais
Afeto
Alteridade
Identidade
Sensibilidades
Teatro pós-dramático
Resumé en portugais
Esta dissertação presta-se a oferecer considerações para um adensamento do quadro teórico que fomenta debates contemporâneos sobre formação docente para o ensino de inglês no Brasil, aprofundando-se na questão do jogo identidade/ alteridade, uma vez que considera que a presença das línguas estrangeiras na Educação Básica deve atender à necessidade atual de nossa sociedade de repensar temas tais como os efeitos da globalização sobre práticas interculturais. Recorrendo ao campo da Arte como fonte conceitual, o trabalho faz uma leitura de teorias do Teatro Pós-Dramático para tentar compreender quais são as precondições, no âmbito da construção da subjetividade através de aprendizagem pela técnica teatral, à efetivação de uma capacidade de deslocamento crítico do ser entre modelos de produção de conhecimento que, dentro do pensamento dualista pós-industrial, repelem-se mutualmente. Por meio de estudo bibliográfico, toma-se a união psicofísica como canal transversal para uma abordagem do percurso das forças afetivas sobre o ator e sua atuação, expandindo-se a problematização da relação do indivíduo com os procedimentos e técnicas do poder, ao se explorarem as formas pelas quais o emprego de diferentes sensibilidades impacta na constituição de espaços dissensuais de coexistência entre múltiplos paradigmas políticos.
Titre en anglais
The drama of teaching: the performance of the subject of critique subject to criticism
Mots-clés en anglais
Affect
Alterity
Identity
Post-dramatic theater
Sensibilities
Resumé en anglais
This thesis looks into the question of identity/alterity with an aim to provide considerations that can broaden the theoretical framework currently fostering debates about teacher education for the teaching of English in Brazil, since it considers that the presence of foreign languages in formal education must meet the present need of our society to rethink topics such as the effects of globalization on intercultural practices. Through the use of Art as a conceptual source, the project proposes an interpretation of Post-Dramatic Theater theories within the scope of the construction of subjectivity through learning promoted by theatrical technique, in order to try and understand the preconditions to the accomplishment of a capacity for critical ontological movement between models of knowledge production that repel each other, according to dualist post-industrial thinking. By means of a bibliographical study, the psychophysical union is taken as a transversal channel for an approach to the trajectory of affective forces on the actor and his performance, expanding the problematization of the relation of the individual with the procedures and techniques of power, while exploring the manner in which the use of different sensibilities impacts on the constitution of dissensual spaces of coexistence between multiple political paradigms.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-08-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.