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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-18092013-112228
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Bezerra de Brito
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira (Président)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Hansen, Joao Adolfo
Sá, Daniel Serravalle de
Volobuef, Karin
Titre en portugais
Melmoth the Wanderer, um sermão gótico irlandês
Mots-clés en portugais
Literatura irlandesa
Prosa de ficção romântica
Religião
Retórica sagrada
Romance gótico
Resumé en portugais
Neste trabalho, desenvolvemos uma reflexão sobre uma das principais obras do romance gótico e da prosa de ficção romântica em língua inglesa Melmoth the Wanderer (1820), do clérigo dublinense Charles Robert Maturin (1782-1824). Buscamos analisar Melmoth como um sermão gótico irlandês, isto é, um híbrido de romance gótico e sermão sacro, cuja forma é estruturada pelo contexto sócio-histórico da Irlanda do início do século XIX, época caracterizada pelo acirramento das tensões entre católicos e protestantes. Nessa análise, consideramos também a produção sermonística e ensaística do autor. A religião, que se mostra o princípio organizador do romance, foi entendida em sua natureza dialética entre o eterno, as doutrinas teológicas e suas proposições transcendentais, e o temporal, a práxis dos fiéis no mundo. Demonstramos como o escritor-reverendo utiliza uma série de procedimentos retórico-argumentativos da oratória sagrada na tessitura do romance a fim de amplificar o seu grau persuasivo, transformando-o em arma de propaganda política contra a campanha pela Emancipação Católica. Discutimos ainda a fortuna crítica e a recepção do romance em vários países europeus, em especial na França, onde influenciou sobremaneira escritores como Honoré de Balzac, Victor Hugo e Charles Baudelaire.
Titre en anglais
Melmoth the Wanderer, an Irish gothic sermon
Mots-clés en anglais
Gothic romance
Irish literature
Religion
Romantic prose fiction
Sacred rhetoric
Resumé en anglais
This study looks at one of the masterpieces of the Gothic novel and the Romantic prose fiction in the English language: Melmoth the Wanderer (1820), written by the Dubliner cleric Charles Robert Maturin (1782-1824). One tries to analyze Melmoth as an Irish Gothic sermon, ie, a hybrid of gothic novel and sermon whose shape is structured by the sociohistorical context of 19th century Ireland, a period characterized by the deepening of tensions between Catholics and Protestants. This analysis also takes into account Maturin´s sermons and essays. Religion, which is the organizing principle of the novel, is understood in this study by its dialectic between the eternal (theological doctrines and their transcendental propositions), and the temporal (the practice of the faithful in the world).The study argues that the writer-cleric uses a series of rhetorical-argumentative procedures of sacred oratory in the making of the novel in order to increase its persuasive appeal, turning it into a weapon of political propaganda against the campaign for Catholic emancipation. It also assesses the novel´s reviews and reactions in several European countries, particularly in France, where it greatly influenced writers such as Honoré de Balzac, Victor Hugo, and Charles Baudelaire.
 
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Date de Publication
2013-09-18
 
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