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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-19092004-113605
Documento
Autor
Nome completo
Mírlei Aparecida Malvezzi Valenzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Carmagnani, Anna Maria Grammatico (Presidente)
Coracini, Maria José Rodrigues Faria
Grigoletto, Marisa
Título em português
'The Wonder Years': a identidade americana na mídia televisiva
Palavras-chave em português
análise do discurso
identidade americana
representação
seriado
televisão
Resumo em português
Este trabalho visa a estudar a construção e a representação da identidade norte-americana na mídia televisiva. Neste contexto, buscamos também observar os mecanismos utilizados por este veículo de comunicação em massa para que venda o seu produto - o American way of life. Nossa hipótese norteadora é a de que a representação do povo americano na mídia televisiva camufla diferenças e conflitos para construir uma narrativa histórica que justifique a realidade vivenciada e reforce valores considerados essenciais na constituição da identidade nacional e na preservação do American way of life. O ponto de partida desta pesquisa é uma leitura discursiva do documento que marca o início da narrativa da nação americana - a Declaração de Independência - na qual são instaurados três princípios fundamentais na constituição da identidade do sujeito norte-americano, a saber: a liberdade, a igualdade e a busca da felicidade. No estudo de nosso corpus, composto de diversas seqüências discursivas que mostram práticas sociais em episódios selecionados da série norte-americana Anos Incríveis (título original em inglês: The Wonder Years), verificamos como os três ideais instituídos como discurso fundador na Declaração funcionam e afloram no cotidiano da sociedade americana, afetando seus sujeitos, produzindo sentidos e construindo identidades. A perspectiva adotada para a análise de nosso corpus é a da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, especialmente os trabalhos propostos por Foucault (1969/2000) e Pêcheux (1975/2001). Concluímos este estudo confirmando que, por meio da criação e da exibição de diversos programas, a mídia televisiva colabora na produção de sentidos sobre a nação norte-americana, influenciando, organizando e reforçando não só seu sistema de representação mas, principalmente, o processo de construção de sua identidade cultural nacional.
Título em inglês
"'The Wonder Years': the American identity through television"
Palavras-chave em inglês
American identity
discourse analysis
representation
sitcoms
television
Resumo em inglês
The purpose of this study is to analyze the construction and the representation of the American identity through television. In this context, we also aim at observing the mechanisms used by this mass communication medium in order to sell its product - the American way of life. Our central hypothesis is that the representation of the American people on television disguises differences and conflicts so as to construct a historical narrative that justifies their reality and reassures some values considered essential in the constitution of their national identity and in the preservation of the American way of life. The starting point of this study is a discoursive reading of the document that celebrates the beginning of the narrative of the American nation - the Declaration of Independence - which contains three of the fundamental principles for the constitution of the North-American subject identity: freedom, equality and the pursuit of happiness. In the analysis of our corpus, composed by some discoursive sequences that show social practices in selected episodes of the American sitcom The Wonder Years, we examine how the principles above mentioned work as a founding discourse and appear in the everyday life of the American society, affecting its subjects, producing meanings and constructing identities. We adopt the perspective of the French School of Discourse Analysis for the analysis of our corpus, particularly the studies developed by Michel Foucault (1969/2000) and Michel Pêcheux (1975/2001). We conclude by stating that, through the creation and broadcasting of many different programs, the medium of television contributes to the production of meanings on the American nation, influencing, organizing and reassuring not only its representational system but mainly the construction process of its national and cultural identity.
 
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Mirlei.pdf (923.54 Kbytes)
Data de Publicação
2004-10-07
 
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