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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-25082016-140547
Documento
Autor
Nome completo
André Luís Reis Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva (Presidente)
Soares, Marcos Cesar de Paula
Toledo, Luiz Henrique de
Título em português
Futebol, Cultura e Utopia: uma leitura de À procura de Eric, de Ken Loach
Palavras-chave em português
Cinema
Futebol
Ken Loach
Materialismo Histórico
Utopia
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme À procura de Eric(2009), do cineasta inglês Ken Loach. A análise procura fundamentar de que forma a narrativa do filme apresenta aspectos formais e conceituais que permitam aproximar os elementos constitutivos do jogo de futebol com possibilidades de explicações do mundo da pós-modernidade pautadas pelo materialismo histórico. Para tal, será necessário compreender a noção de Mapeamento Cognitivo, de Fredric Jameson, visando delimitar de que forma é possível situar os vínculos históricos do sujeito inserido na pós-modernidade. Não obstante, será necessário compreender como as práticas culturais da classe operária podem ser um bom indicativo para a aplicação desse mesmo conceito, retomando noções importantes como a manifestação de práticas Dominantes, Residuais e Emergentes, de Raymond Williams, bem como a possibilidade de mudanças sociais a partir da noção de Utopia de Ernst Bloch. Tais ideias estão dispostas na obra em questão a partir da manifestação de valores históricos em objetos culturais da indústria cultural. A narrativa busca estabelecer como esses elementos podem constituir aquilo que Pierre Nora conceitua como Lugares de Memória os quais, se ressignificados, podem ser a ponte para reestabelecer as conexões históricas entre o indivíduo e a sociedade.
Título em inglês
Football, culture and utopia: a reading of Ken Loachs Looking for Eric
Palavras-chave em inglês
Cinema
Football
Historical Materialism
Ken Loach
Utopia
Resumo em inglês
This paper aims to analyze Ken Loachs movie Looking for Eric (2009). The analysis seeks to establish how the movie narrative presents formal and conceptual aspects that enable us to compare the constitutive elements of a football match with possibilities of explanations for Postmodernity oriented by the framework of Historical Materialism. In order to do so, it will be necessary to understand Fredric Jamesons notion of Cognitive Mapping, to depict how it is possible to situate a subjects historical connections in the context of Postmodernity. Nonetheless, it will be necessary to comprehend how the working class cultural practices can be an interesting sign for the application of that same concept, doing so by the assessment of important notions such as the existence of Dominant, Residual and Emergent cultural practices, as established by Raymond Williams, as well as the possibility of social change through Ernst Blochs idea of Utopia. These ideas are depicted in the work being analyzed through the manifestation of historic value in cultural objects that come from the Cultural Industry. The narrative seeks to establish how these elements can constitute what Pierrre Nora repute as Places of Memory and, if signified through a diferent perspective, could be a bridge for the establishment of historical connections between the individual and society.
 
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Data de Publicação
2016-08-25
 
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