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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2002.tde-28042003-160345
Document
Auteur
Nom complet
Katia Costa dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Président)
Cavalcanti, Marilda do Couto
Macrae, Marina Helena Goncalves
Mór, Walkyria Maria Monte
Wielewicki, Vera Helena Gomes
Titre en portugais
Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas para o ensino de língua estrangeira.
Mots-clés en portugais
currículo
língua estrangeira
língua inglesa
multiculturalismo
pedagogia crítica
Resumé en portugais
Esta pesquisa argumentativo-narrativa propõe-se a investigar a construção do multiculturalismo como conceito no Brasil, especialmente no contexto das propostas de diversidade, como tema contido nas propostas de currículo nacional (Parâmetros Curriculares Nacionais), no contexto do ensino de Língua Estrangeira. O ensino de línguas no Brasil é permeado por uma pedagogia tecnicista, em que o conceito de diversidade é vinculado à multiplicidade de experiências culturais, dissociado do conflito cultural, garantidor de tolerância e consenso. A Pedagogia Crítica, ao propor uma abordagem dialética de cultura, como fenômeno social em processo, e a educação/o currículo como uma forma de política cultural, possibilita uma crítica do currículo, da escola, e das propostas educacionais brasileiras, e reconhece tais espaços como interceptados por interesses particulares, posições macropolíticas específicas e narrativas mestras identificadas com um discurso neoliberal, que formatam nossas subjetividades e as práticas culturais que nos governam. Esta pesquisa, defendendo uma abordagem multicultural crítica, investiga um conceito de diversidade que reconheça o poder da diferença, que questione e desafie as estruturas de poder dominantes, que mascaram a desigualdade. Em especial esta pesquisa examina propostas alternativas de hibridização cultural no currículo, sob a perspectiva de uma pedagogia reflexiva, crítica e transformadora.
Titre en anglais
Multicultural construction: considerations about alternative policies for the foreign language teaching.
Mots-clés en anglais
critical pedagogy
curriculum
English language
foreign language
multiculturalism
Resumé en anglais
This argumentative-narrative research investigates the multicultural construction in Brazil, especially the diversity proposal contained in the Parâmetros Curiculares Nacionais, in the context of Foreign Language teaching. Language teaching in Brazil is also permeated by a technicist pedagogy, in which the concept of diversity is connected to the multiplicity of cultural experiences, dissociated of the cultural conflict that guarantees tolerance and consensus. The Critical Pedagogy, when proposing a dialectic approach of culture, as a social phenomenon in process, and considering education/curriculum as a form of cultural politics, enables a criticism of the curriculum, of school, and of the Brazilian educational proposals that recognizes such spaces as intercepted. They are intercepted by particular interests, specific macropolitical positions, master narratives identified with a neoliberal discourse, which format our subjectivities and the cultural practices that guide us. This research, in defending a critical multicultural approach, investigates a diversity conception that recognizes the power of difference, which interrogate and challenge the domain structures and power relations that disguise inequality. Especially, this research examines alternative proposals of cultural hibridity in the curriculum, from the perspective of a reflexive, critical and transformative pedagogy.
 
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TeseKatia.pdf (697.35 Kbytes)
Date de Publication
2003-05-06
 
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