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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-23092011-083225
Documento
Autor
Nome completo
Paula Monteleone Robin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Souza, Vilma de Katinszky Barreto de (Presidente)
Casini, Maria Cecilia
Mauro, Sérgio
Título em português
Beatriz, musa de Dante Alighieri, com suas transfigurações na Vita Nova e incursões na Divina Comédia
Palavras-chave em português
Amor eterno e paraíso
Convívio e Divina Comédia
Deus amor
Musa
Transfiguração cristã
Vita Nova
Resumo em português
A presente pesquisa teve como objetivo o estudo da Vita Nova de Dante Alighieri, onde o Amor, as musas e outros personagens surgem da mitologia grega. Esse Amor pagão é cristianizado por Dante, que o transforma na figura de Deus. Beatriz passa a ser a Musa de Dante, que é chamada pelo poeta primeiro de gentilissima, depois donna angelo, santa, filósofa e teóloga. No Convívio, pode-se constatar a aproximação de sua deusa à sabedoria filosófica e teológica. Tudo isso se passa pela elaboração da poesia, bem como a Divina Comédia, que são, segundo o autor, alegorias. Foram feitas algumas incursões na Divina Comédia para confirmar tais configurações entrou-se em trechos do Purgatório e do Paraíso.
Título em inglês
Beatriz, Dante Alighieris muse, her transfigurations in The New Life and incursions in The Divine Comedy
Palavras-chave em inglês
Christian transfiguration
Convivio
Divine comedy
Eternal love and paradise
Love god
Muse
Vita Nova
Resumo em inglês
The purpose of this research was to study Dante Alighieri's Vita Nova, where Love, muses, and other characters emerge from the Greek mythology. This pagan love is christianized by Dante, who transforms it into the figure of God. Beatrice becomes Dante's muse, who is initially called by him as very gentle lady, then as donna angelo (woman-angel), saint, philosopher and theologian. In Convivio, an approach between his goddess and a philosophical and theological wisdom can be observed. Convivio, as well as The Divine Comedy, are written in poetry and are both, according to the author, allegories.
 
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Data de Publicação
2011-09-23
 
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