• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-29082016-112913
Documento
Autor
Nome completo
Aline Cristiane Peleteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mordente, Olga Alejandra (Presidente)
Margonari, Denise Maria
Ortale, Fernanda Landucci
Título em português
O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
Palavras-chave em português
Adolescentes
Centro de Estudo de Línguas
Língua Italiana
Material Didático
Produção
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo verificar quais contribuições o novo material de língua italiana dos Centros de Estudo de línguas CEL, que se encontra em processo de elaboração, pode oferecer. O desenvolvimento desse material é realizado por meio de uma parceria entre os professores do CEL e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O foco da análise leva em conta dois aspectos fundamentais do material didático: a abordagem teórica de ensino e o processo utilizado na construção do método. Por serem duas línguas neolatinas, o italiano e o português, é possível haver uma comparação entre os idiomas, que é reforçada também pela semelhança cultural resultante da grande imigração. De fato, a maioria dos alunos que decidem estudar o idioma italiano no CEL, o fazem para resgatar suas origens familiares. No entanto, a opção pelo curso de idiomas não é uma obrigação para o aluno, assim, a cada aula, os fatores que motivam esse aluno devem ser reforçados. A criação desse novo material didático de língua italiana exclusivo para o estudante adolescente do CEL é um grande passo para a unificação do currículo do idioma italiano na rede estadual de São Paulo e uma importante ferramenta de trabalho para o professor e para o aluno.
Título em inglês
The Italian in Language Study Centers - CEL: Operation and analysis of teaching materials in preparation
Palavras-chave em inglês
Educational material
Italian
Language Study Center
Production
Teenagers
Resumo em inglês
This work has as essential objective to verify which contributions can provide the new Italian language material of Language study center - CEL, which is being prepared in partnership with CEL teachers and São Paulo State Secretariat of Education. For this, the following material aspects will be analyzed: its teaching approach and the construction process. The Italian and Portuguese provide a comparison of two romance languages and cultures alike because of the large immigration. In fact, most students who decide to study the Italian language at CEL, dothat to rescue their family origins. However, the choice of the language course is not an obligation for the student, so each class, the factors that motivate the student must be present. The creation of this new Italian teaching educational material exclusive for the teenage student from CEL is a big step towards the unification of the Italian language curriculum at CELs in every state and an important working tool for the teacher and for the student.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-08-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.